Os reais benefícios dos Shampoos Anti-Resíduos

A proposta do shampoo anti-resíduo é limpar profundamente os cabelos. Entretanto, quais são os reais efeitos dele no couro cabeludo e nos fios? A terapeuta capilar e tricologista Sheila Bellotti explica que “Se deve ressaltar que a indicação para a utilização dessas substâncias se concentra simplesmente na limpeza e não no tratamento capilar, que requer outros artifícios e tecnologias”.

Os principais princípios ativos desses shampoos são:  Cocamidopropil, Betaína, Benzoato de Sódio, Dimenticona Propil PG Betaína e Base Surfactante ou Detergente, entre outros. A especialista Sheila Bellotti esclarece quais os resultados e consequências de cada um desses componentes:

COCAMIDOPROPIL BETAÍNA – Essa substância usada em shampoos anti-resíduos é caracterizada como anfolítica. Possui propriedades germicidas e bactericidas tornando-a ótima purificante.

BASE SURFACTANTE  OU DETERGENTE – Age da seguinte forma:  as moléculas surfactantes têm cabeça e calda; cabeça = hidrophilic (hidrofilo); calda = lipohilic (lipofilo). Durante o processo de lavagem dos cabelos, a cabeça atrai a água e a calda atrai óleo, graxa, sebo e sujeira.  Isto causa um fenômeno de puxa e empurra que fazem com que o óleo, a graxa, o sebo e a sujeira se enrolem uns nos outros formando minúsculas bolas, que serão levadas embora pela água durante o processo de enxágüe.  Enxaguar bem é extremamente importante.

BENZOATO DE SÓDIO – Levemente adstringente, sua solução aquosa é neutra ou fracamente alcalina, com pH próximo a oito é um conservante bactericida e fungicida.

DIMETICONA PROPIL PG BETAÍNA –  Derivado de silicone, hidro compatível, é considerada uma substancia de tratamento para os cabelos.
Portanto, conclui-se que a principal função do shampoo anti-resíduo é realmente equilibrar o pH, limpar profundamente os fios e o couro cabeludo, eliminando todas as impurezas através das moléculas surfactantes, ativos bactericidas e germicidas.

Como essas substâncias nos auxiliam no dia-a-dia?  De acordo com Sheila, o uso de shampoos anti-resíduos ainda é muito discutido e precisa-se conhecer muito bem o tipo de produto que estamos passando.  Sem considerar que o uso contínuo e abusivo do produto poderá tirar as proteções naturais dos fios e causar o desequilíbrio das bactérias e fungos que habitam normalmente nossas cabeças.

SERVIÇO:

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta