logoblog

Os perigos da dieta líquida

Quando se fala em dieta líquida, o primeiro pensamento que vem à mente é acelerar o emagrecimento. De fato, a pessoa irá emagrecer, pois a dieta geralmente se baseia em água, suco de fruta, shakes, sopas, caldos, gelatinas, chás e outros alimentos.

Como funciona a dieta líquida?

Como existem muitas dietas líquidas, não há um passo a passo específico. Porém, a maioria costuma se dividir entre café da manhã, almoço, jantar e lanches da manhã, tarde e noite.

No café da manhã, a recomendação mais comum é o consumo de vitaminas de frutas. Já no almoço e jantar, a orientação é ingerir sopas.

Os lanches geralmente contam com iogurtes, sucos ou chás. Outro ponto comum entre as dietas líquidas é que elas duram um período curto, em torno de 5 dias.

Com a promessa de emagrecimento rápido, as dietas são feitas completamente à base de líquidos com o objetivo de reduzir a quantidade de calorias ingeridas.

O problema começa no fato de que o normal do organismo é processar o alimento, fazendo com que ele passe por todas as etapas da digestão, o que inclui a mastigação.

Outra coisa que deve levada em consideração quando vai se começar uma dieta líquida é o tempo que ela vai durar.

A dieta não pode durar um tempo muito prolongado, pois isso afetará diretamente o funcionamento dos sistemas do corpo. Uma das consequências deste tipo de alimentação é a hipovitaminose, causada pela falta de vitamina B1 no sangue.

Se acostumar com alimentos sólidos após fazer o corpo aceitar a dieta líquida também pode se tornar uma tarefa complicada.

O estômago começa a rejeitar o alimento que precisa ser digerido com mais esforço, podendo causar uma série de incômodos, como azia, enjoos e até vômitos.

A desnutrição também pode acontecer facilmente durante a dieta líquida, que influencia diretamente no funcionamento normal do intestino.

Como a alimentação é baseada em líquidos, as chances de as quantidades de fibras não serem supridas são muito maiores.

Frutas, verduras e vegetais são a principal fonte de fibras para o organismo e, ao cozinhá-los ou espremê-los, ambas perdem boa parte de todos os seus nutrientes.

Então, é comum que a pessoa que esteja passando pela dieta líquida enfrente períodos de prisão de ventre, pois geralmente são pobres em proteínas e tem poucas calorias.

Por ser um tipo de dieta extremamente restritiva, esta dieta tende a cansar a pessoa muito mais fácil que qualquer outro tipo de alimentação, além de enfraquecer o corpo com uma rapidez muito maior.

Desvantagens da dieta líquida

  • Pela lógica, a dieta proporciona a perda de peso, mas pode causar tonturas, dores de cabeça, acne, irritabilidade, fraqueza e sonolência.
  • A restrição calórica por muito tempo gera uma compulsão por alimentos sólidos e desacelera o metabolismo, dificultando, assim, a perda de peso.
  • Há um déficit de nutrientes e energia, causando desequilíbrio hormonal, desnutrição por uma possível diarreia e consequentemente doença.
  • Realizar a dieta líquida por muitos dias pode afetar a sua dentição, pois só conseguimos manter o cálcio na região quando há algum tipo de estímulo, no caso a mastigação. Se a pessoa ficar muito tempo sem mastigar, corre o risco de prejudicar e até mesmo perder alguns dentes. Além disso, também é possível desenvolver uma gastrite.

Lembre-se que o recomendado é passar por uma avaliação do nutricionista antes de fazer qualquer dieta para perder peso, pois ele irá te ajudar nas quantidades e na indicação dos alimentos certos.

A dieta líquida realmente emagrece?

As dietas líquidas não ajudam a emagrecer, necessariamente, isto irá depender da quantidade de calorias presentes neste método.

Caso a pessoa ingira menos calorias do que gasta, estas dietas ajudam na perda de peso. Porém, se ela consumir a mesma quantidade ou mais calorias do que gasta no dia, o peso irá se manter ou aumentar.

Raquel Barbosa Marques
Nutricionista
Titulação: Nutricionista / Pós-Graduada em Nutrição Clínica / Coach de Emagrecimento/ Nutrição Funcional/ Fitoterápico
CRN: 13100347
Instagram:@nutriraquelmarques
Tel.: (21) 96489-6393

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta