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Dicas saudáveis

Os iogurtes são ótimos para nossa saúde

Que o iogurte é um alimento bem gostoso nós já sabemos, mas o que muitas pessoas não têm conhecimento são os inúmeros benefícios para saúde proporcionados por essa bebida rica em cálcio. O iogurte contém, entre outros elementos, proteínas e carboidratos, fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Os laticínios no geral são boas fontes de cálcio, embora vegetais e peixes também ofertem este nutriente e devem ser distribuídos ao longo do dia através de um planejamento nutricional.

Outra vantagem do iogurte é a sua versatilidade, ele é ofertado de diversas maneiras e pode ser consumido de formas criativas. Os sem açúcar possuem menor carga glicêmica e podem ser consumidos com moderação por quem está fazendo reeducação alimentar, visando emagrecimento, ou por diabéticos. Estas versões oferecem energia para o desempenho de funções do dia a dia e são reduzidas em gorduras, existem ainda as opções adicionadas de frutas e, para quem precisa de mais energia durante atividades mais intensas, é recomendável o acréscimo de granola natural ao iogurte.

Além das vantagens nutricionais do iogurte ele tem a vantagem de ser facilmente transportado, sendo ideal para ser consumidos no local de trabalho ou em momentos que não temos tempo para comprar algum alimento saudável. No geral, os iogurtes são indicados para serem consumidos como sobremesas, café da manhã ou nos lanchinhos da tarde. Por outro lado, não é recomendado seu consumo após grandes refeições como almoços e jantares, pois o cálcio interfere negativamente na absorção do ferro.

Os tipos de iogurtes devem ser adequados às diferentes fases da vida. Leites e derivados de uma forma geral devem ser preferencialmente semidesnatados ou desnatados para os adultos, já os integrais são indicados para as crianças, adolescentes e gestantes. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, é recomendável o consumo de três a quatro porções do grupo de leite e derivados ao longo do dia. Inclusive, esse consumo regular, reduz o risco de desenvolvimento de câncer no intestino e proporciona melhora na flora intestinal.

Mesmo com tantas vantagens é importante que o consumidor sempre leia os rótulos das embalagens e opte pelas versões menos calóricas, com frutas ou os fermentados que são fontes de microorganismos benéficos. Também ressaltamos que algumas pessoas podem desenvolver alergia ou intolerância aos componentes do leite e derivados do mesmo, em caso desta suspeita o médico sempre deve ser consultado.

Indicações para o consumo dos iogurtes Café da manhã: o iogurte pode ser combinado com cereais integrais, frutas e em forma de shakes e frapês. Lanches da tarde: Opte pelas versões com frutas, mel e cereais.

Dica Os iogurtes podem substituir o creme de leite e a maionese em massas de tortas, bolos, molhos de saladas, cremes de legumes, pastinhas para sanduíche e quiches. Usando a versão desnatada você reduz as calorias das preparações.

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