Os hormônios femininos e o bem-estar da mulher

Os principais hormônios femininos são o estrogênio e a progesterona. Eles são fabricados nos ovários, entram em atividade na puberdade e sofrem variações constantes durante a rotina da mulher.

Esses hormônios são fundamentais para o funcionamento do corpo feminino e sofrem alterações conforme a hora do dia, o ciclo menstrual, a saúde geral, menopausa, medicação em uso, estresse e outros fatores emocionais.

Um problema hormonal muito comum entre as mulheres é a tensão pré-menstrual (TPM), que causa um grande desconforto físico e emocional, afetando diretamente o bem-estar das mulheres.

O estrogênio e progesterona estão por trás do inchaço, da vontade de devorar doces, do ganho de peso e do mau humor característicos da TPM.

Na fase pré-menstrual, a queda de estrógeno derruba também a serotonina, substância ligada à sensação de bem-estar. Isso despertaria aquele desejo irresistível por doce e carboidratos em geral. Já a progesterona aumenta a retenção líquida. Algumas mulheres relatam alterações no peso de mais de 2 quilos na fase pré-menstrual.

Confira nossa linha de alimentos saudáveis e contribua para o seu bem-estar e saúde.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta