Categorias:
19 setembro, 2013
Os benefícios do ovo
Durante décadas o ovo foi considerado um vilão na alimentação, tendo o seu consumo condenado por muitos profissionais da área da saúde. O grande “x” da questão sempre a ideia de que ele aumenta o mau colesterol, o LDL, e a história não é bem assim. São muitos os estudos científicos que destacam as suas qualidades nutricionais e, aos poucos, ele vem assumindo o papel de alimento rico em nutrientes variados e que pode fazer parte do consumo regular das pessoas.
Nutrientes
Nutrientes como ácidos graxos poli-insaturados (ômegas 3 e 6) e monoinsaturados (todas protetoras do sistema cardiovascular pois reduzem o LDL e aumentam o HDL- “bom colesterol”), carotenoides (luteína e zeaxantina) e colina são considerados substâncias com propriedades funcionais e fazem parte deste alimento rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, ricas em aminoácidos essenciais. Além disso, é um alimento de baixo custo.
O ovo pode fazer parte de uma dieta balanceada sem medo, porém a forma de preparo deste alimento conta muito. As melhores maneiras de consumi-lo são cozido, pochê e até mexido, preparado em frigideira antiaderente. De todas as formas de preparo, a menos interessante é a fritura por agregar gorduras e calorias ao alimento.
Alguns benefícios...
O consumo de ovos no café-da-manhã, por exemplo, pode ser uma excelente forma de começar o dia. O ovo contribui para uma maior saciedade e pode ser um bom aliado em dietas de emagrecimento.
Para praticantes de atividade física, principalmente aqueles que desejam ganhar massa muscular, o ovo pode compor a refeição pós-treino e fornecer todos os aminoácidos essenciais necessários. Por ser rico em proteína, auxilia também na redução da perda de massa muscular em idosos.
Para as futuras mamães, a gema do ovo é fonte de colina, que auxilia na formação do sistema nervoso central do bebê. A colina também contribui para redução da homocisteína que, quando elevada, representa risco cardiovascular.
O ovo contém luteína e zeaxantina, que prvinem a degeneração macular, doença responsável por grande dos casos de cegueira na terceira idade.
Clara x gema
Na clara é encontrada a albumina. Quase metade das proteínas do ovo estão na clara. Nela não há nenhuma quantidade de gordura, é uma fonte de proteína pura.
Já a gema, além da proteína, contém o ômega 3, colina, ácido fólico e minerais. Todos eles são muito importantes para um correto funcionamento do organismo.
O ovo é um alimento universal e riquíssimo em nutrientes. O seu consumo como parte de uma alimentação saudável proporciona grandes benefícios à saúde de pessoas das mais variadas faixas etárias.
Que tal incluir o ovo nas suas refeições mais frequentemente sem peso na consciência? Experimente!
Notícias relacionadas