Os benefícios das fibras na alimentação


As fibras têm um papel muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo e, consequentemente, para saúde. Desta forma, devemos incluir esse tipo de alimento no dia a dia.

A recomendação de ingestão de fibras é de 20 a 30 gramas/dia. Pode até parecer difícil alcançar, mas se fizermos de 5 a 6 refeições ao dia e em cada uma delas incluirmos alguma fonte de fibras, é possível chegar lá.

Para atingir tal objetivo, inclua frutas, verduras, legumes, cereais integrais (aveia, arroz integral, trigo integral) e não abra mão das leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha), que são também ótimas fontes de fibras.

Para usufruir dos muitos benefícios que o seu consumo regular pode trazer, é necessário variar as fontes. Desta forma, você conseguirá ingerir fibras solúveis e insolúveis, ambas muito benéficas à saúde.

Fibras Insolúveis: Atuam como uma “vassoura” em nosso intestino. São fundamentais para o adequado funcionamento intestinal pois impedem o acúmulo das fezes e o contato da mucosa intestinal com substâncias tóxicas. Importantíssimas para quem sofre com constipação.


Fibras Solúveis: Formam uma espécie de gel em contato com a água. Este tipo de fibra contribui para o controle da glicemia pois dificulta a absorção dos carboidratos da dieta. Elas também contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue.

As fibras são também muito importantes para aqueles que desejam emagrecer, uma vez que refeições ricas em fibras geram uma maior saciedade.

Você só tem a ganhar incluindo fibras na sua alimentação.  Os alimentos ricos em fibras são também muito ricos em nutrientes e compostos bioativos que, em conjunto, ajudarão a sua saúde de forma completa.


#FicaDica: As fibras só desempenham perfeitamente suas funções com o auxílio de água, portanto, é indispensável a ingestão de líquidos. Além disso, pratique atividade física regularmente.

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