Categorias:
22 agosto, 2013
Os benefícios da batata-doce na dieta
Mesmo sendo batata, e doce, ela emagrece. Considerada o carboidrato ideal para atletas, o tubérculo nutritivo de sabor adocicado é importantíssimo para a manutenção e ganho de massa magra. Ela é responsável por dar energia e por isso, é imprescindível em dietas.
O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente. Apesar de ser um carboidrato, ele se comporta como uma fibra insolúvel. Ele consegue resistir às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo, além de atrair as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar, evitando assim o aumento de LDL-colesterol, a fração nociva do colesterol, e de triglicerídeos. Além disso, estimulam pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes, obesidade e, ainda, controlando o apetite.
Esse carboidrato “do bem” é um vegetal rústico e de cultivo fácil e barato. Além disso, a batata doce é a mais nutritiva de todas as batatas. Diferente das outras, ela é uma raiz tuberosa, que é capaz de armazenar muito mais nutrientes, como vitaminas C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e betacaroteno.
No Brasil, há quatro tipos de batata-doce. Elas são classificadas segundo a cor da polpa: 1) a batata-branca (também denominada angola ou terra-nova) não é muito doce e apresenta polpa bem seca; 2) a batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada; 3) a batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma; 4) a batata-doce-avermelhada (conhecida pelos nordestinos como coração-magoado) tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.
A coloração amarelada se deve à presença de betacaroteno, que previne certos tipos de câncer e possui ação antioxidante. Já a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos natural que têm ação antioxidante, e são encontrados também, por exemplo, e na casca da jabuticaba e em frutas vermelhas.
A batata-doce é usada na produção de doces com sabor de infância. Como seu sabor é adocicado, ela combina bem com canela, mel, coco e noz-moscada. Mas não deixe de experimentá-la em pratos salgados, assada ou cozida, podendo substituir a batata- inglesa em preparações como sopa, bacalhoada, purê e até salada. Que tal dar uma conferida em nossos pratos que levam essa maravilha da terra? Assim, você aproveita seus benefícios e não precisa nem se preocupar em cozinhar ;D
Faça bom proveito (:
Notícias relacionadas