Os alimentos integrais e seus benefícios
Categorias:

23 agosto, 2017

Os alimentos integrais e seus benefícios

alimentos integrais A correria do dia a dia e a quantidade de alimentos industrializados encontrados facilmente nos mercados, lojas de conveniência e até mesmo nas farmácias faz com que o consumo dos alimentos naturais e integrais fique abaixo dos níveis recomendados. O uso em grandes quantidades destes produtos industrializados contribui para o aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares) devido à quantidade elevada de açúcares, carboidratos, gorduras e sódio presente nestes alimentos. Por isso, é importante cuidar da alimentação; se você quer comer bem, precisa consumir mais alimentos integrais. Você já deve ter ouvido falar dos vários benefícios proporcionados pelos alimentos integrais - afinal, eles estão por toda a parte. Mas você realmente sabe quais são eles? Se a sua resposta para esta pergunta é não, fique calma e continue a leitura. Hoje vamos esclarecer alguns pontos sobre eles, que podem ser sua principal fonte de fibras e que estão presente cada vez mais nos lares brasileiros.

O que é alimento integral?

Existe uma regulamentação (RDC) da Anvisa com alguns critérios para fixar a identidade e as características mínimas de qualidade a que devem obedecer os produtos de Cereais, Amidos, Farinhas e Farelos para a alimentação humana. Já uma outra RDC mostra que, para dizer que o alimento é fonte de fibras, por exemplo, ele deve conter o mínimo de 3g  de fibras para cada 100g do alimento. Também foi elaborado e apresentado um projeto de Lei que diz que o alimento integral é aquele que, mesmo tendo sofrido beneficiamento para o consumo, manteve todas as suas características e a totalidade dos nutrientes essenciais e ainda diz que, produtos fabricados a partir de cereais e suas farinhas somente poderão receber a denominação de "integral" se contiverem pelo menos 50% de matéria - prima integral. Mas está lei ainda não foi aprovada. O alimento integral basicamente é aquele que está no grupo dos grãos e cereais - arroz, aveia, centeio e trigo (e derivados como farinha, farelo, pão) - que, mesmo passando pelo processo industrial, mantém suas características e nutrientes essenciais. Ou seja, eles conservam os componentes originais, incluindo películas e cascas protetoras. Isso quer dizer que não passaram por processamento ou refinamento. Por isso, oferecem grandes quantidades de fibras, partes dos vegetais que nosso organismo não digere. É importante ficar atento aos rótulos e listas de ingredientes, no caso dos pães integrais, por exemplo, a farinha de trigo integral e os demais cereais integrais, devem ser os primeiros ingredientes da lista de ingredientes.

Por que você deve consumir alimentos integrais

Infelizmente, a maioria dos brasileiros ainda não tem o hábito de consumir cereais integrais. Aos poucos o consumo cresce; o de pães integrais, por exemplo, tem aumentado ao longo dos anos. Ao ingerir esses alimentos, você contribui para melhorar o funcionamento do intestino. Outra vantagem é o sabor. Ainda somos habituados aos sabores sintéticos e artificiais de muitas comidas processadas. Com as integrais, sentimos o gosto real e percebemos o quanto são gostosas e nutritivas. Além disso, os alimentos integrais ajudam na reeducação alimentar e, consequentemente, colaboram para a perda de peso. Também é importante ressaltar que, além dos benefícios das fibras (melhor absorvidas com o consumo regular de água) e saciedade, eles contam com vitaminas e minerais muito importantes para a saúde e ótimos para diabéticos por, normalmente, possuírem baixa ou média cargas glicêmicas.

Qual a diferença entre um alimento integral e um refinado?

A principal diferença para um alimento integral e um refinado é o processamento, o mesmo reduz alguns nutrientes. Os refinados nada mais são que alimentos que passam por um processo de industrialização, ou seja, perdem as características iniciais. Nesse refinamento, os principais componentes perdidos são as fibras, presentes nas cascas e nas películas protetoras dos grãos dos alimentos, vitaminas e minerais. Portanto, os alimentos refinados são pobres em nutrientes e não fornecem todos os elementos para uma nutrição saudável do corpo.

Benefícios dos alimentos integrais

Confira abaixo 7 vantagens de consumir alimentos integrais:
  1. Aumento da quantidade de lactobacilos no organismo;
  2. Dieta rica em fibras, minerais e vitaminas;
  3. Promove a sensação de saciedade;
  4. Melhora o funcionamento do intestino;
  5. Redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue;
  6. Redução do risco de diabetes;
  7. Maior riqueza de sabores na alimentação.
Viu só quanta coisa boa que você ganha inserindo os alimentos integrais na sua vida? Agora que sabe um pouco mais sobre eles, saiba que existem infinitas formas e maneiras de incluí-los na rotina alimentar. Consulte seu nutricionista e juntos planejem uma alimentação saudável, de acordo com as suas necessidades nutricionais e rica em alimentos integrais. Salvar