Os 5 principais segredos da alimentação após os 60 anos.





O objetivo deste conteúdo foi selecionar 5 dos principais cuidados da alimentação após os 60 anos.

1 – Hidratação: O percentual de água no nosso organismo varia de acordo com a faixa etária, verificasse uma diminuição com o avançar da idade devido a perda de massa magra principalmente a partir dos 70 anos. Além disso, não é pouco comum o uso de medicamentos diuréticos e laxantes nesta faixa etária aumentando ainda mais o risco de desidratação caso o consumo de água não seja feito de forma adequada. Quando existirem dificuldades de mobilidade, de visão, de deglutição, alterações cognitivas, problemas originados pelo uso de sedativos, ou mesmo a limitação auto imposta do consumo de líquidos devido a incontinência, o risco só aumenta.

Dicas para melhor a Hidatação:

– Água aromatizada

– Bebidas digestivas (exemplo: água com limão)

– Sucos naturais de baixo índice glicêmico (morango, melão, frutas vermelhas, limão)

2 – Mais Refeições Menos Lanches: Como é comum eu ouvir a seguinte frase: “mas eu vou cozinhar só para mim?” e assim deixam de preparar refeições completas substituindo por lanches que geralmente são pouco nutritivos com presença de produtos industrializados. Dessa forma, a quantidade de verduras, legumes e frutas na alimentação fica muito restrita deixando de fornecer ao seu organismo inúmeras vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e antiiflamatórias.

Pode ser que você more sozinha (o), seja viúva(o) ou estava acostumada (o) a ter a casa sempre cheia com os seus filhos e o que acontece com o passar do tempo? Os filhos crescem, pessoas queridas dão até logo e sim, você continua aqui tendo muitas oportunidades de vivenciar mais experiências incríveis!

E por que não cozinhar para a pessoa que deveria ser a mais importante para você? Ou seja, para VOCÊ

MESMA (O)! INVISTA em refeições completas!

3 – Forma de Preparo dos Vegetais: É cada vez mais comum a redução da mastigação pela população em geral e com o passar da idade isto tendo a piorar devido a redução da secreção salivar, atrofia e perda da elasticidade da cavidade oral , ausência de dentes, uso inadequado de próteses, presença de doenças periodontais. Com isso, a eficiência mastigatória se encontra reduzida. Logo, é importante ter cuidado na redução do consumo de alimentos crus e excesso de preparações cozidas ou a base de purês.

Para isso, é importante optar pelo cozimento a vapor ao cozimento em água, pois desta forma minimiza a perda de nutrientes e preserva o sabor do alimento.

4 – Proteínas SIM: A composição corporal é modificada ao longo do tempo com redução progressiva da massa magra, principalmente devido a redução da atividade física, alimentação inadequada, redução da água corporal associada ao aumento da gordura abdominal. Como consequência, ocorre a redução do metabolismo do idoso em estado de repouso, ou seja, a quantidade de energia gasta pelo organismo para se manter é reduzida. O excesso de tecido adiposo e redução da massa e força muscular estão associados a incapacidade física, doenças metabólicas e mortalidade. Com o objetivo de evitar/minimizar a perda de massa muscular, doenças associadas ao catabolismo, redução da perfuSão muscular é importante atingir a necessidade proteica do organismo. O grupo alimentar das PROTEINAS costuma estar reduzido nos idosos devido dificuldade de mastigação, digestiva e redução do apetite.

5- Sabores Naturais: A redução por gostos primários é considerada um dos principais fatores responsáveis pela redução da ingesta alimentar pelos idosos. E está associada a redução das papilas gustativas (em jovens ~ 25 e em idosos <100) necessitando concentrar mais o sabor das preparações para ajustá-lo ao paladar alterado. Existem algumas estratégias alimentares para realçar o sabor das preparações sem ser prejudicial a saúde.

Para as preparações salgadas:
– azeite aromatizado – ervas
– sal de ervas

Para as preparações doces:
– frutas
– frutas secas – canela
– água de coco

Em caso de dúvidas ou sugestões, pode entrar em contato comigo em alguma das opções abaixo.
Caroline Miranda
Nutricionista Funcional & Coach de Emagrecimento – Nutrição Consciente
CRN4 – 13100549
Whatsaap (21) 99717-395
@nutricarolmiranda

 

R. Eng Enaldo Cravo Peixoto, 105/804 – Tijuca RJ


Deixe uma resposta