TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Os 4 tipos de fome

Você já parou pra pensar, ao longo de um dia, em quantas vezes ingeriu um alimento porque realmente estava com fome ou por algum outro motivo? Ansiedade, tristeza, estresse, tédio, felicidade, memórias afetivas e até situações sociais nos induzem a comer mais do que o organismo necessita em termos de nutrientes.

Costumamos chamar esses impulsos alimentares de fome, no entanto, eles têm mais relação com estados emocionais do que com necessidades fisiológicas. Essa vontade de comer, geralmente, tem raízes em lembranças, que foram adquiridas ao longo da vida, relacionadas à alimentação. A fome seja ela qual for, nem sempre deve ser reprimida, mas também não é interessante que haja perda de controle ou sentimento de culpa e até mesmo tristeza por ter comido o que queria.

 O primeiro passo para ter uma rotina alimentar saudável e menos calórica é entender a fome e os seus tipos, pois, ela pode se caracterizar de diversas formas em nosso dia a dia. Pensando nisso, vou descrever os quatro tipos de fome mais comuns e suas particularidades, assim você pode entender melhor cada uma delas e identificar quando acontecer.

 A fome fisiológica é caracterizada pela fome “real”, que não vem acompanhada de aspectos emocionais. É dada pela necessidade do nosso corpo de se alimentar, ou seja, a fome surge quando precisamos de nutrientes e o corpo começa a dar pequenos sinais, como “sensação de estômago roncando”, “vazio no estômago”. Se não for saciada, causa também fraqueza, dor de cabeça, tontura.

 A fome emocional não está ligada à necessidade do nosso corpo em nutrientes, e sim a um conforto que encontramos na comida para um sentimento que temos naquele momento. Sabe aquela vontade de comer doce para passar o estresse de um dia de trabalho? Então, essa é a fome emocional. Lembrando que é preciso ficar atento para esse tipo de fome, pois ela acontece de forma inconsciente e geralmente tem ligação com alimentos calóricos, ricos em sal ou com quantidades exageradas de açúcar.

 A fome social é aquela fome em que você está em um contexto social e tem vontade de comer um alimento que está ali. A vontade aparece quando você vê, sente o cheiro ou ouve falar do alimento. Mais facilmente falando, é a vontade de comer que surge em situações descontraídas de encontros entre amigos, família.

 A fome específica é o desejo de comer um determinado alimento que gosta muito, vontade de sentir um sabor específico. É o famoso “hum, vontade de comer um brigadeiro”!!

 O que vale é conhecer seu corpo a ponto de reconhecer o tipo de fome que anda tendo. Se você acha que está exagerando, há maneiras simples de controlar esse impulso, mas se elas não funcionarem, é importante procurar ajuda de um nutricionista. Pra começar, é fundamental que a fome fisiológica esteja regulada, mas esqueça aquela regra de comer a cada 3 horas, cada pessoa tem seu intervalo biológico e particular.

 Outra dica é evitar dietas que restringem grupos alimentares específicos, pois isso pode desorganizar a fisiologia do equilíbrio entre fome e saciedade e o resultado pode ser o temido efeito rebote.

 

 

Taciane Merlim

CRN 4 - 18100430

Nutricionista - UERJ

Pós graduada em Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento

Pós graduada em Nutrição e Atividade Física na Saúde e Tratamento de Doenças

Insta: @nutritacianemerlim

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00