Operação Verão – Qual a finalidade dos Protetores Térmicos

Os protetores térmicos tem como função amenizar os efeitos da alta temperatura utilizada pelos secadores e chapinhas. A terapeuta capilar Sheila Bellotti explica que eles também hidratam e modelam os fios, atenuam o frizz, reparam as pontas, auxiliam a desembaraçar os cabelos e promovem ainda mais maleabilidade e brilho. Mas qual a temperatura que os cabelos aguentam sem causar prejuízos?

Segundo a especialista, a frequência, a temperatura e o modo de secagem podem alterar a morfologia, cor, desidratar e causar aspereza, danificando deste modo a fibra capilar. No caso dos secadores a temperatura ideal irá depender de quantos watts o aparelho possui, além do tipo de cabelo, se tem processo químico ou ainda o modo de utilização do equipamento. Estudos recentes apontam o que o  uso de secador, com movimentos contínuos, a 15 cm de distância, com 47º C (calor brando), provocam menos dano. “Para não haver prejuízos, como  danos a cutícula, nem tão pouco ao córtex, as temperaturas não devem ultrapassar 95º C. Já no caso das Chapinhas evite exceder a temperatura de 180°C“, aponta Sheila.

Vale salientar que cabelos que sofrem processos químicos constantes, já danificados por ações ou reações internas ou externas, são bem mais vulneráveis e tendem a não resistir a um aquecimento e estiramento diário.  No entanto, cabelos saudáveis tendem a ter maior resistência, independentemente da etnia da pessoa, cor ou comprimento dos fios. Além de utilizar os aparelhos numa temperatura adequada é recomendado  antes aplicar protetores termoativados e leave-in, pois eles agem como uma camada de proteção entre o aquecimento da prancha e o fio, evitando o ressecamento, a desidratação, o frizz, entre outros danos. “Existem vários protetores térmicos que podem ainda por cima potencializar o efeito da escovação. O indicado é usá-los com os cabelos limpos e, no caso da chapinha, evite que os fios estejam molhados ou úmidos“, diz.

Aquelas que usam constantemente esses recursos devem recorrer a hidratações semanais ou quinzenais para recuperar a umidade dos cabelos e assim evitar também fios ressecados e quebradiços. Um recurso nesses casos é o silicone, ele, assim como outros ativos naturais, protege o cabelo da alta temperatura, com o objetivo de manter a hidratação das fibras. Segundo a terapeuta, os produtos  de Proteção Térmica são produtos catiônicos (com carga +) que tem a função de proteger os cabelos dos danos físicos e mecânicos provenientes de escovação e térmicos das altas temperaturas das chapinhas e secadores. Existem várias fórmulas, dependendo da marca, tais como :  Aminoácidos, Blend de Silicones, Algas Marinhas (Phaeophyceae e Rhoidophyceae – Biopolímeros hidratantes e protetores, sais naturais, micro elementos e metabólitos essenciais capazes de formar redes substantivas a proteínas). BIO-RESTORE – Hydrolyzed Wheat Protein (and) Methicone (and) Polyquaternium-10 (and) Carbocysteine.

FONTE SHEILA BELLOTTI: A terapeuta capilar é proprietária do renomado centro capilar que leva o seu nome. Possui formação em estética corporal e facial pela escola Payot, graduação em Estética Capilar Avançada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e MBA em Cosmetologia. É Professora do curso de pós-graduação em Tricologia da Universidade Anhembi Morumbi, é Professora de Tricologia do curso de pós graduação em Estética da Universidade Estácio de Sá e membro da  IACOLOR (International Association of Colorimetry), sendo responsável pelo departamento de Tricologia da instituição.

 

 

SERVIÇO:

Centro Capilar Sheila Bellotti

Barra da Tijuca – Copacabana – Tijuca ( Rio de Janeiro – RJ)

Icaraí  (Niterói – RJ)

Tels. (21) 3150-2842 / 3150-2711

www.sheilabellotti.com.br

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta