Onde encontrar comida saudável no Rio de Janeiro?

É só piscar os olhos e pronto: a segunda-feira decreta o início de mais uma semana que, para muita gente, já começa na correria. Com isso, o tempo para organizar suas refeições e tarefas nem sempre é suficiente.

Por isso, listei algumas estratégias que utilizo nas semanas mais tumultuadas para compartilhar e te provar que mesmo na correria ainda dá para organizarmos as refeições de forma saudável sem apelar para os junk foods.

Lógico que a melhor opção é reservar um parte do final de semana, ou algum outro dia que seja mais tranquilo, e preparar refeições ou alimentos coringas para semana, porém nem todo final de semana é tranquilo, concorda?

Se isso não for possível, existem duas possibilidades: ficar sem comida ou ficar à mercê do que vier.

A primeira gera uma série de riscos para a saúde e se você escolher a segunda pode “aparecer” aquela comida caseira, saudável e gostosa (mais raro), ou aquele restaurante/lanchonete mais próximo que nem sempre vai apresentar opções que gerem bem-estar e saúde, o que é mais comum.

Uma dificuldade para os meus pacientes, e acredito que para muita gente, é encontrar opções saudáveis, saborosas e diferentes na rua para diversificar a alimentação e levar pessoas queridas aos finais de semana, o que colabora para manter a consistência no processo de melhores hábitos e estilo de vida.

Além das estratégias que utilizo e compartilho aqui embaixo, elaborei uma lista de restaurantes saudáveis no Rio de Janeiro que visam atender a essa demanda e que foram experimentados e aprovados por mim, tanto em produção quanto em oferta.

Vamos começar pelas dicas:

  1. Organizo as pequenas refeições que são mais rápidas e práticas, deixando as grandes para o básico da geladeira (arroz, feijão, salada e ovo/peixe);
  2. Outra alternativa é deixar os lanches mais naturais possíveis, por exemplo: fruta com cereal, iogurte natural, nuts, etc., e escolher restaurantes saudáveis para as grandes refeições. Dessa forma, evito comer em excesso tanto em quantidade como em alimentos mais processados em vários horários;
  3. Sempre faço o cálculo da média de dias caóticos na minha semana/mês e planejo a compra de marmitas congeladas para deixar no freezer. Se sobrar é ótimo porque fica para o mês seguinte (normalmente duram 90 dias congeladas);
  4. Em um final de semana mais tranquilo, cozinho grãos e duas receitas para almoço e jantar, deixando-as congeladas. Dessa forma, consigo ter comida para a semana e algum estoque de emergência.

Atenção na escolha de refeições para o “fit” não ser “fake”.

É importante estar atenta à forma de preparo, além da composição do prato, pois existem versões de legumes e saladas, por exemplo, extremamente calóricas por serem recheadas ou cobertas por muito queijo.

Além disso, alguns lugares adicionam outros tipos de gorduras, como óleos, na hora do preparo dos alimentos, principalmente em proteínas animais como carne vermelha e frango. Esses pequenos detalhes fazem diferença na densidade calórica e nutricional e podem prejudicar seus resultados.

Por isso, sempre oriento o paciente a compartilhar com a sua nutricionista as opções que mais gosta para ela explicar esses detalhes que passam despercebidos por muitos. Peça indicação de locais em que ela tem contato sobre o controle de qualidade e modo de preparo.

No caso de restaurantes, atente-se sempre à proposta principal que ele defende. Normalmente os mais comprometidos com alimentação saudável possuem critérios mais rigorosos de preparação e matéria-prima de melhor qualidade.

Algumas sugestões de lugares que gosto:

  • Restaurante Magna (vegetariano) – Tijuca;
  • La Fruteria – Ipanema e Barra da Tijuca;
  • Prana – Jardim Botânico;
  • Restaurante Poró – Cidade Nova;
  • Graviola – Barra e Leblon;
  • Gratitude – Barra da Tijuca;
  • Cumbuca – Maracanã;
  • Tita Bistrô – Leblon;
  • Capim Santo – Barra da Tijuca;
  • Poke House Rio – Tijuca e Niterói;
  • Org Bistrô – Barra da Tijuca;
  • Gávea Garden – Gávea;
  • Toca do Lobo – São Cristóvão;
  • Naturalie Bistro – Botafogo;
  • Restaurante UNA – Praça da Bandeira.

 

Nutricionista Caroline Miranda

Caroline Miranda
Nutricionista Funcional & Coach de Emagrecimento – Nutrição Consciente
CRN4 – 13100549

 

 

Deixe uma resposta