Categorias:
27 maio, 2021
Onde encontrar comida saudável no Rio de Janeiro?
É só piscar os olhos e pronto: a segunda-feira decreta o início de mais uma semana que, para muita gente, já começa na correria. Com isso, o tempo para organizar suas refeições e tarefas nem sempre é suficiente.
Por isso, listei algumas estratégias que utilizo nas semanas mais tumultuadas para compartilhar e te provar que mesmo na correria ainda dá para organizarmos as refeições de forma saudável sem apelar para os junk foods.
Lógico que a melhor opção é reservar um parte do final de semana, ou algum outro dia que seja mais tranquilo, e preparar refeições ou alimentos coringas para semana, porém nem todo final de semana é tranquilo, concorda?
Se isso não for possível, existem duas possibilidades: ficar sem comida ou ficar à mercê do que vier.
A primeira gera uma série de riscos para a saúde e se você escolher a segunda pode “aparecer” aquela comida caseira, saudável e gostosa (mais raro), ou aquele restaurante/lanchonete mais próximo que nem sempre vai apresentar opções que gerem bem-estar e saúde, o que é mais comum.
Uma dificuldade para os meus pacientes, e acredito que para muita gente, é encontrar opções saudáveis, saborosas e diferentes na rua para diversificar a alimentação e levar pessoas queridas aos finais de semana, o que colabora para manter a consistência no processo de melhores hábitos e estilo de vida.
Além das estratégias que utilizo e compartilho aqui embaixo, elaborei uma lista de restaurantes saudáveis no Rio de Janeiro que visam atender a essa demanda e que foram experimentados e aprovados por mim, tanto em produção quanto em oferta.
Vamos começar pelas dicas:
- Organizo as pequenas refeições que são mais rápidas e práticas, deixando as grandes para o básico da geladeira (arroz, feijão, salada e ovo/peixe);
- Outra alternativa é deixar os lanches mais naturais possíveis, por exemplo: fruta com cereal, iogurte natural, nuts, etc., e escolher restaurantes saudáveis para as grandes refeições. Dessa forma, evito comer em excesso tanto em quantidade como em alimentos mais processados em vários horários;
- Sempre faço o cálculo da média de dias caóticos na minha semana/mês e planejo a compra de marmitas congeladas para deixar no freezer. Se sobrar é ótimo porque fica para o mês seguinte (normalmente duram 90 dias congeladas);
- Em um final de semana mais tranquilo, cozinho grãos e duas receitas para almoço e jantar, deixando-as congeladas. Dessa forma, consigo ter comida para a semana e algum estoque de emergência.
- Restaurante Magna (vegetariano) – Tijuca;
- La Fruteria – Ipanema e Barra da Tijuca;
- Prana – Jardim Botânico;
- Restaurante Poró – Cidade Nova;
- Graviola – Barra e Leblon;
- Gratitude – Barra da Tijuca;
- Cumbuca – Maracanã;
- Tita Bistrô – Leblon;
- Capim Santo – Barra da Tijuca;
- Poke House Rio – Tijuca e Niterói;
- Org Bistrô – Barra da Tijuca;
- Gávea Garden – Gávea;
- Toca do Lobo – São Cristóvão;
- Naturalie Bistro – Botafogo;
- Restaurante UNA – Praça da Bandeira.
Notícias relacionadas