TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Obesidade infantil – um grande perigo da vida moderna

A obesidade infantil aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos no Brasil e já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Dentre as principais consequências deste quadro, está o aumento de casos de diabetes e problemas cardiovasculares, além do aumento dos níveis de colesterol e triglicérides nas crianças. Mesmo que a criança esteja com o peso adequado, é importante estar atento, pois o seu colesterol pode estar alterado, principalmente se ela consome muitas guloseimas e biscoitos recheados, alimentos ricos em gorduras trans e colesterol. Acompanhamento alimentar na infância Para prevenir o aumento da população obesa no país, é essencial que se tome como ponto de partida o acompanhamento alimentar rigoroso na infância. O consumo frequente de salgadinhos em pacote, que possuem elevados teores de sal, gordura saturada, gorduras trans, colesterol e calorias, bem como o aumento do consumo de fast food, vêm sendo acompanhados do crescente consumo de alimentos gordurosos e altamente calóricos como maionese e batatas fritas. A prática constante de atividade física é também essencial e altamente recomendada por médicos, preparadores físicos e também pelos nutricionistas, que sugerem o acompanhamento de um profissional. O que uma criança deve comer para ser saudável? Ensinar as crianças a comer direito e com qualidade é um dos grandes desafios da educação nutricional.  Para competir com a grande oferta de guloseimas, alimentos calóricos e pouco nutritivos, só com a persistência, motivação e o exemplo dos pais. Toda criança precisa comer de tudo de uma forma equilibrada para se desenvolver com saúde. É desde pequeno que se instituem os hábitos alimentares corretos, que acompanharão a criança para toda a vida.  Como as crianças copiam os hábitos dos pais, a participação dos pais para a formação de hábitos alimentares saudáveis é fundamental. Dicas para uma alimentação saudável A disciplina nos horários é essencial. O ideal é comer de cinco a seis vezes ao dia. Diminuir a ingestão de gorduras em geral e alimentos gordurosos, produtos industrializados e alimentos ricos em açúcar são os primeiros passos. É fundamental aproximar-se mais do alimento, sentir o cheiro, tocar no alimento, sentir a sua textura, a sua crocância. Realizar visitas a feiras ou até mesmo ao supermercado para ajudar na escolha do que será preparado nas refeições é uma estratégia fundamental para que os pequenos desenvolvam hábitos mais saudáveis. Leve as crianças ao supermercado já alimentadas, em horário mais tranquilo, para que a escolha de frutas e verduras também se torne um hábito. Ir de estômago vazio pode ser um grande problema, e a grande oferta de guloseimas pode colocar a estratégia a perder. Inclua frutas no café da manhã, até mesmo em vitaminas de frutas, e inclua cereais matinais pobres em açúcar e ricos em fibras.  Além de auxiliar no funcionamento do intestino, as fibras aumentam a excreção do colesterol nas fezes, retardam a absorção da glicose, auxiliam na redução da fome e aumentam a sensação de saciedade. Dê preferência às carnes magras, assadas, grelhadas ou cozidas na chapa. Aumente o consumo de saladas e verduras. Nós comemos também com os olhos, e quanto mais colorido e bonito for o prato de comida, mais rico em vitaminas e minerais ele será. Pode-se colocar nas saladas frutas como manga, uva, abacaxi, maçã, carambola ou kiwi para melhorar o sabor e decorar. Deve-se também cortar as frutas e verduras de formas diferentes e deixar a salada mais bonita e saborosa. Mudança de hábito requer disciplina Como qualquer hábito de vida, a reeducação alimentar requer disciplina e persistência, mas, como qualquer hábito, depois que os mesmos são adquiridos, mudá-los é muito difícil. A reeducação alimentar pode levar anos, pois precisa ser feita da forma mais natural possível, e a alimentação não deve ser um fator de discussão à mesa e estresse. A prática de atividade física constante, aliada à alimentação e a hábitos de vida saudáveis, é a chave para uma vida com saúde e energia. Invista mais na saúde das crianças! Consulte sempre um nutricionista. Celiane Gonçalves Nutricionista e conferencista Tel: (48) 3207-4168 e 9104-6329 falecom@celianegoncalves.com www.celianegoncalves.com
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00