TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Volta às aulas: O que pode e o que não pode colocar na lancheira

Infelizmente, as férias chegaram ao fim! Depois de muitos dias de diversão e descanso, está na hora da criançada pegar a mochila e a lancheira e voltar a atenção aos cadernos e livros.

Para que elas tenham um bom rendimento durante as aulas, é preciso que se alimentem bem em casa antes de ir para o colégio e durante o intervalo.

Colocar à disposição dos filhos alimentos saudáveis para a hora do lanche é de extrema importância. Vale lembrar que o lanche do intervalo tem a função de complementar a refeição anterior da criança, como o café da manhã para os que estudam de dia ou o almoço para os da tarde.

Alimentar-se bem durante essa pausa permite à criança repor as energias e melhorar o estado mental, facilitando o aprendizado e o raciocínio.

Outro benefício da alimentação saudável é a prevenção a doenças cada vez mais frequentes no Brasil, como a diabetes e a obesidade infantil - que já atinge 15% das crianças do país (entre 5 e 9 anos segundo o IBGE).

Mas como preparar o lanche?

Essa é uma pergunta que ainda gera muitas dúvidas nos pais. Para ajudar, nós da Congelados da Sônia vamos dar algumas dicas.

O que pode

Existem muitas opções do que se colocar no lanche das crianças mas, antes de começar a dizer o que é permitido, que tal pais e filhos montarem a lancheira juntos? Assim, os pequenos aprendem hábitos saudáveis e os papais têm a certeza de que todo alimento que está ali vai ser consumido, sem desperdícios.

Feito isso, dê preferência para sanduíches recheados com queijo, atum ou peito de peru. Para montar, use pão integral. Como acompanhamento, o recomendado é usar frutas, bolos simples mas não industrializados e oleaginosas (como amêndoas e castanhas) e frutas desidratadas (como banana passa, ameixa, maça e abacaxi).

Aqui na Congelados temos um Kit Lanche Escolar desenvolvido especialmente para os pequenos. São lanches deliciosos e práticos, feitos sem conservantes, aditivos químicos, glúten e lactose.

E lembre-se: todos os alimentos devem ser embalados, conservados e consumidos no mesmo dia.

O que não pode

Evite de todas as formas possíveis:

  • Frituras;
  • Salgadinhos de pacote;
  • Bolachas recheadas;
  • Bolinhos industrializados;
  • Pão branco;
  • Doces.

Estes alimentos, além de serem pouco nutritivos, apresentam altos índices de sal e gordura.

E para beber?

Diga não aos sucos de caixinha e refrigerantes! Recentemente, na busca por uma alimentação saudável, as grandes fabricantes desses produtos decidiram não vendê-los nas escolas públicas e particulares com crianças menores de 12 anos. Ficou acordado que, para estes colégios, elas iram fornecer apenas água mineral, água de coco, bebidas lácteas e sucos 100% de fruta.

Sendo assim, coloque quantas garrafinhas de água forem necessárias para saciar a sede da criança e faça sucos naturais. Chás e água de coco também são ótimas escolhas.

Por último, caso a escola tenha uma cantina que venda lanche, separe um minutinho do dia e peça à direção da escola para conhecer o espaço e até mesmo fazer sugestões de cardápio. Saber quais alimentos estão disponíveis para o seu filho é importante para ajudá-lo na escolha e na criação de hábitos alimentares saudáveis.

 
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00