O que o rótulo dos alimentos nos informa?

Nos rótulos dos alimentos, podemos encontrar todas as informações necessárias sobre a composição nutricional dos produtos. Pela lei, as empresas devem colocar nos rótulos informações corretas e idôneas sobre os produtos que disponibilizam no mercado. Saiba mais sobre essas informações:

. Kcal (quilocaloria) ou Kj (quilojaule): representa o valor energético de determinado alimento;

. Percentual de Valores Diários (% VD): é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias. Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD.

. Carboidratos: sua principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro.

. Proteínas: necessárias para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células.

. Gorduras totais: principais fontes de energia do corpo, ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

. Gorduras saturadas: provenientes de alimentos de origem animal. Seu consumo deve ser moderado.

. Gordura trans: proveniente de alimentos industrializados e de origem animal. Deve ser evitada.

. Fibras: presentes em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.

. Sódio: presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), deve ser consumido com moderação, uma vez que o consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.

Outras informações em:

http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guia_bolso.pdf

Postagens Relacionadas

Uma resposta

  1. rotulo
    | Responder

    Excelente artigo!

    Nós como uma empresa de etiquetas estamos atentos a cada dado para que nosso clientes tenha um rótulo com maior qualidade.

    Parabéns

    Benedita

Deixe uma resposta