Categorias:
1 fevereiro, 2011
O que o rótulo dos alimentos nos informa?
Nos rótulos dos alimentos, podemos encontrar todas as informações necessárias sobre a composição nutricional dos produtos. Pela lei, as empresas devem colocar nos rótulos informações corretas e idôneas sobre os produtos que disponibilizam no mercado. Saiba mais sobre essas informações:
. Kcal (quilocaloria) ou Kj (quilojaule): representa o valor energético de determinado alimento;
. Percentual de Valores Diários (% VD): é um número em percentual que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta 2000 calorias. Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD.
. Carboidratos: sua principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro.
. Proteínas: necessárias para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células.
. Gorduras totais: principais fontes de energia do corpo, ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
. Gorduras saturadas: provenientes de alimentos de origem animal. Seu consumo deve ser moderado.
. Gordura trans: proveniente de alimentos industrializados e de origem animal. Deve ser evitada.
. Fibras: presentes em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
. Sódio: presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), deve ser consumido com moderação, uma vez que o consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
Outras informações em:
http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/guia_bolso.pdf
Notícias relacionadas