O que é que o potássio tem?

O potássio é um nutriente vital e representa uma importante função no corpo, reduzindo os níveis de sódio e ajudando a manter o equilíbrio hidroeletrolítico.

Ele promove, ainda, um maior controle na pressão arterial e diminui o risco de derrame, conforme mostra um artigo publicado na revista Circulation.

O potássio também é necessário para auxiliar na regulação dos movimentos dos músculos e das batidas do coração.

Muitas pessoas não ingerem potássio em quantidade suficiente por meio de suas dietas. Os especialistas recomendam uma ingestão de 2.700 a 3.500mg ao dia, sendo que para quem pratica exercícios regularmente a recomendação é uma quantidade maior.

O potássio é obtido por meio de uma alimentação diversificada. Alguns alimentos contêm mais deste nutriente do que a conhecida banana, como mostra a tabela abaixo:

Alimento

Quantidade média de Potássio
(mg / porção)

Banana (1 unidade média) 451
Couve de Bruxelas (1 xícara) 495
Suco de laranja natural (1 copo 200 ml) 496
Champignon (1 porção) 556
Espinafre (1 porção) 566
Mamão Papaia (1 unidade) 790
Melão (1/2 unidade) 825
Batata Assada (1 unidade grande) 844
Salmão enlatado (1 xícara) 860

Considerando que diversificar os alimentos implica variedade (e qualidade) nutricional, devemos pensar na ingestão do potássio pelos seus benefícios, mas não podemos esquecer de variar o cardápio. Assim, ingerimos um número maior de outros nutrientes indispensáveis à alimentação.


Postagens Relacionadas

4 Respostas

  1. Raimundo Pinheiro
    | Responder

    ola gente: minha medica nefrologista pediu para baixar o consumo de banana, pois sou viciado na fruta, porque meu potassio está alto. Tem fundamento?

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá Raimundo, tudo bem?
      É de suma importância que você siga as orientações da sua médica, pois ela conhece seu histórico. Sobre a sua dúvida o que sua médica diz tem fundamento sim. Indivíduos com problemas renais (ou com propensão) devem fazer restrição a alimentos ricos em potássio.

  2. Mari
    | Responder

    essa tabela é de onde? TACO, uSDA?? Os valores estão estranhos., O mamão tem 212 de potássio não 790, pela TACO.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá, Mari, tudo bem?
      Usamos várias tabelas para consultar os valores nutricionais dos alimentos e algumas vezes os rótulos dos próprios fabricantes. Neste caso do mamão a quantidade total de Potássio é referente a 1 unidade de mamão papaya e não por 100g do produto. A unidade de mamão considerada pelo Guia prático para elaboração de cardápios (Unirio) é 360g.

      Abraços,
      Equipe Congelados da Sônia

Deixe uma resposta