O que é lactose e por que somos intolerantes?

O Bobó de Camarão é um dos pratos sem lactose da Congelados da Sônia
O Bobó de Camarão é dos pratos sem lactose da Congelados da Sônia

Você sabia que 70% dos brasileiros tem algum grau de intolerância à lactose? É o que as pesquisas mostram! E mesmo assim muita gente não sabe exatamente o que é essa condição. Intolerância é diferente de alergia, como já explicamos aqui no blog, e a lactose também não é o leite propriamente dito, como pode parecer. Lactose é o tipo de açúcar encontrado no leite de origem animal e seus derivados, como queijos, manteiga e iogurte.

Ser intolerante à lactose significa que o organismo da pessoa não consegue digerir esse tipo de açúcar. A enzima que ajuda no processo de quebra da lactose é a lactase. Ela é fabricada no nosso intestino delgado, que liga o estômago ao intestino grosso. Se o seu corpo não produz essa enzima, o resultado é uma intolerância grave. Se a produção existe, mas não no nível normal, o grau do distúrbio será de leve a moderado.

Como saber se sou intolerante à lactose?

Quando não conseguimos digerir o açúcar do leite, ele vai direto do intestino delgado para o grosso, onde vai se acumulando. Como não foi quebrada e processada, a lactose é atacada por bactérias que causam a sua fermentação. É daí que vem os gases, as dores abdominais e a diarreia, os sintomas mais comuns da intolerância.

Para descobrir se você tem esse problema, é preciso fazer um exame específico. O mais comum é o teste de intolerância à lactose, que pode ser feito de graça pelo SUS. O procedimento é bem simples: você ingere uma dose de lactose pura em jejum e depois de algumas horas é feita a coleta do sangue. Dá para saber se o problema existe pela análise do nível de glicose das amostras.

Tenho intolerância à lactose, e agora?

A primeira boa notícia é que intolerantes não precisam parar de consumir leite e derivados. É isso mesmo! A suspensão total da lactose só é necessária no começo do tratamento, para ajudar a aliviar os sintomas. Depois dessa fase inicial, a maioria dos médicos recomenda controlar a quantidade ingerida, de acordo com o grau de intolerância. Vale lembrar que, para ter uma alimentação equilibrada e saudável, você sempre deve consultar o nutricionista e manter a visita ao médico em dia.

A segunda boa notícia é que hoje existem muitos produtos sem lactose disponíveis no mercado. Inclusive na Congelados da Sônia! Temos refeições congeladas sem lactose e com o mesmo sabor de comida caseira de todos os nossos pratos. É só procurar pelo selo Sem lactose ícone que indica um produto sem lactose ou clicar no item correspondente no menu da nossa loja virtual. Experimente!

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta