TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

O que é lactose e por que somos intolerantes?

[caption id="attachment_5898" align="aligncenter" width="400"]O Bobó de Camarão é um dos pratos sem lactose da Congelados da Sônia O Bobó de Camarão é dos pratos sem lactose da Congelados da Sônia[/caption]

Você sabia que 70% dos brasileiros tem algum grau de intolerância à lactose? É o que as pesquisas mostram! E mesmo assim muita gente não sabe exatamente o que é essa condição. Intolerância é diferente de alergia, como já explicamos aqui no blog, e a lactose também não é o leite propriamente dito, como pode parecer. Lactose é o tipo de açúcar encontrado no leite de origem animal e seus derivados, como queijos, manteiga e iogurte.

Ser intolerante à lactose significa que o organismo da pessoa não consegue digerir esse tipo de açúcar. A enzima que ajuda no processo de quebra da lactose é a lactase. Ela é fabricada no nosso intestino delgado, que liga o estômago ao intestino grosso. Se o seu corpo não produz essa enzima, o resultado é uma intolerância grave. Se a produção existe, mas não no nível normal, o grau do distúrbio será de leve a moderado.

Como saber se sou intolerante à lactose?

Quando não conseguimos digerir o açúcar do leite, ele vai direto do intestino delgado para o grosso, onde vai se acumulando. Como não foi quebrada e processada, a lactose é atacada por bactérias que causam a sua fermentação. É daí que vem os gases, as dores abdominais e a diarreia, os sintomas mais comuns da intolerância.

Para descobrir se você tem esse problema, é preciso fazer um exame específico. O mais comum é o teste de intolerância à lactose, que pode ser feito de graça pelo SUS. O procedimento é bem simples: você ingere uma dose de lactose pura em jejum e depois de algumas horas é feita a coleta do sangue. Dá para saber se o problema existe pela análise do nível de glicose das amostras.

Tenho intolerância à lactose, e agora?

A primeira boa notícia é que intolerantes não precisam parar de consumir leite e derivados. É isso mesmo! A suspensão total da lactose só é necessária no começo do tratamento, para ajudar a aliviar os sintomas. Depois dessa fase inicial, a maioria dos médicos recomenda controlar a quantidade ingerida, de acordo com o grau de intolerância. Vale lembrar que, para ter uma alimentação equilibrada e saudável, você sempre deve consultar o nutricionista e manter a visita ao médico em dia.

A segunda boa notícia é que hoje existem muitos produtos sem lactose disponíveis no mercado. Inclusive na Congelados da Sônia! Temos refeições congeladas sem lactose e com o mesmo sabor de comida caseira de todos os nossos pratos. É só procurar pelo selo Sem lactose ícone que indica um produto sem lactose ou clicar no item correspondente no menu da nossa loja virtual. Experimente!

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00