Categorias:
26 junho, 2014
O que é diabetes? – 27 de Junho, Dia do Diabético
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem 347 milhões de pessoas com diabetes no planeta. E, em 2012, foram identificados 13,4 milhões de brasileiros diabéticos, deixando o país como o 4º país do mundo onde a doença prevalece. Mesmo com a prevalência da doença no país, ainda há muitas pessoas que desconhecem seus sintomas e as maneiras de como preveni-la.
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas.
Sabemos hoje que diversas condições podem levar ao diabetes porém, a grande maioria dos casos se divide em dois grupos: Diabetes Tipo 1 e Diabetes Tipo 2.
O tipo 1 ocorre quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Aqueles que possuem esse tipo são dependentes da aplicação diária de insulina para que a doença possa ser controlada. Pode ocorrer em qualquer idade, entretanto é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. O quadro clínico mais característico é o de início relativamente rápido (alguns dias até poucos meses) dos seguintes sintomas: sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Se o tratamento não for realizado rapidamente, os sintomas podem evoluir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma. Esse quadro mais grave é conhecido como Cetoacidose Diabética e necessita de internação para tratamento.
Já o tipo 2, é correspondente a 90% dos casos e ocorre normalmente com pessoas com mais de 40 anos de idade, embora atualmente seja vista em jovens como consequência de maus hábitos alimentares e sedentarismo. No caso desses pacientes, a insulina é produzida pelo pâncreas, porém, sua ação está dificultada, o que caracteriza a chamada resistência à insulina. A instalação desse quadro ocorre de forma mais lenta e os sintoma mencionados podem demorar anos até ocorrerem. Esse tipo de diabetes pode ser prevenido uma vez que este se desenvolve ao longo da vida.
Ao contrário do Diabetes Tipo 1, o Tipo 2 está associado com o aumento de peso e obesidade. O consumo excessivo de carboidratos refinados, gorduras e falta de uma atividade física regular, são gatilhos importantes para doença. O tratamento normalmente é feito com medicamentos e mudança do estilo de vida. Para se prevenir é simples, é só substituir os maus hábitos por aqueles que fazem bem a saúde e bem estar, como por exemplo: adotar uma alimentação balanceada, praticar atividade física regularmente e monitorar a sua glicemia.
Faça exames regularmente e não deixa de acompanhar os valores da glicose no sangue. Fique atento(a) aos sintomas e o mais importante, cuide de você e previna-se. São os bons hábitos que mantêm as pessoas saudáveis.
Fontes: http://www.diabetes.org.br/
Notícias relacionadas