O que comer antes do treino: erros e acertos

O que comer antes do treino? Mulher levantando peso

O que você come antes da fazer atividades físicas pode ajudar ou atrapalhar o seu desempenho. Será que a sua alimentação pré treino está correta? Veja erros e acertos comuns de quem pratica exercícios para fazer tudo certo e saber o que comer antes do treino. E não deixe de conhecer o Kit Fit Pré Treino da Congelados da Sônia!

Comer demais

Errado! É verdade que atletas de alta performance costumam ter uma dieta bem abundante, mas isso é porque eles treinam pesado. O consumo de calorias precisa ser adequado ao tipo de treino e ao seu perfil. Consulte um nutricionista para montar o seu cardápio!

Ingerir carboidratos complexos

Certo! Os carboidratos complexos, com índice glicêmico de baixo a médio, demoram mais para serem absorvidos pelo organismo. Alguns deles são: batata doce, lentilhas, inhame, quinoa, feijões, pães verdadeiramente integrais, banana e maçã. Evite os carboidratos simples, como pão branco, biscoitos recheados e açúcares em geral. Esses alimentos elevam a taxa de glicose no sangue e podem causar tontura durante o treino. Açaí acompanhado de grãos pode! (podemos frizar ‘com moderação’, sem exagero)

Fazer uma refeição logo antes do treino

Errado! O ideal é fazer uma boa refeição uma hora antes da atividade física. É que o corpo precisa de tempo para fazer a digestão e absorver os nutrientes dos alimentos. Se você treinar logo depois de comer, o sangue e o oxigênio necessários para a digestão são redirecionados para os músculos. Isso pode causar a congestão, que tem sintomas como tontura, náusea e mal-estar. Se precisar comer antes do treino, opte por uma refeição leve.

Consumir alimentos termogênicos

Certo! Os termogênicos ajudam a queimar calorias durante os exercícios porque geram um gasto maior de energia quando passam pelo processo de digestão. Mas vá com calma, porque seu consumo precisa ser orientado por um médico e feito com responsabilidade. Alguns alimentos termogênicos são pimenta, chá verde, gengibre, canela, carnes magras e laticínios magros.


Fontes:

Alimentação pré e pós treino (Corpo a Corpo)
Mitos e verdades da alimentação pré e pós treino

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