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O Controle da Ansiedade Através da Alimentação

Muita gente não percebe, mas o nosso estado de humor, pensamentos de alegria ou tristeza, estão intimamente ligados à nossa alimentação. O que escolhemos comer tem grande impacto em nosso estado físico e também emocional.

A ansiedade, caracterizada pela sensação excessiva de preocupação e nervosismo, pode ser causada pelo estresse do dia a dia e, caso não seja tratada, pode evoluir para outros problemas, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), e até depressão. Controlar a ansiedade com a alimentação é uma medida extremamente valiosa para promover o bem-estar mental e físico.

Nossa alimentação desempenha um papel fundamental em nossa saúde mental. Uma dieta equilibrada não é apenas benéfica para o nosso corpo, mas também para a nossa mente. Quando se trata de ansiedade, alguns alimentos podem ser seus aliados na busca por equilíbrio emocional.

Conheça alguns nutrientes que você pode adicionar na sua dieta para controle da ansiedade:

Triptofano

Já ouviu falar em triptofano? Ele é um aminoácido, que ajuda nosso corpo a produzir serotonina, um neurotransmissor que regula o humor. Alimentos como ovos, carne magra, banana, castanhas e sementes são ricas fontes desse nutriente.

Ômega-3

O ômega-3 também é um nutriente interessante para uma dieta voltada para o bem-estar. Essa gordura pode ser encontrada no salmão selvagem, na sardinha, bem como em nozes e sementes de chia. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.

Antioxidantes

Um grupo que não pode faltar é o de alimentos antioxidantes. E esses são bem fáceis de ser colocados na dieta através de frutas, legumes e verduras; quanto mais colorido, melhor!
Morango, uva, framboesa, espinafre, couve, manga, mamão, são alguns dos alimentos ricos em antioxidantes, esse grupo de vitaminas que atuam combatendo os radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento do nosso organismo e prejudicam as funções cerebrais.

Comer esses alimentos ricos em antioxidantes, pelo menos dois deles todos os dias ajuda a proteger o cérebro e a promover o bom humor.

Probióticos

Os probióticos são encontrados em iogurtes e alimentos fermentados, como kimchi e kombucha. Estão intimamente ligados à saúde do intestino, que por sua vez está relacionada ao bem-estar mental, pois o órgão é responsável pela produção de mais de 30 neurotransmissores, entre eles a dopamina e a serotonina, neurotransmissores relacionados à sensação de prazer, humor, sono e bem-estar.
Por conta disso, um intestino desregulado afeta diretamente a capacidade de enfrentar os problemas e de se sentir bem.

Para além da dieta

Além da alimentação, ter hábitos adequados no momento das refeições pode fazer uma grande diferença no controle da ansiedade:

Mantenha uma rotina

É importante ter um horário regular para as refeições e evitar pular os horários de comer, porque isso pode levar a quedas rápidas nos níveis de açúcar no sangue, o que pode agravar a ansiedade.

Hidrate-se

Para qualquer condição de saúde, beber água é muito importante. A desidratação pode afetar negativamente o humor e a concentração. Beba água regularmente ao longo do dia.

Consumo moderado

Evite o consumo de café e de açúcar refinado porque, em excesso, a cafeína e o açúcar podem desencadear ansiedade e flutuações de humor.

Coma devagar, aprecie a comida, preste atenção ao seu corpo. Essa prática ajuda a reduzir a ansiedade porque melhora a digestão e a absorção de nutrientes.

Trate do seu estresse; muitas vezes, o estresse pode levar a escolhas alimentares pouco saudáveis, buscando conforto em alimentos processados e ricos em açúcar. Agravando o problema e aumentando o risco para doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.

Todos esses cuidados podem ser feitos de forma muito mais tranquila, respeitando você e sua saúde com o acompanhamento de um nutricionista e outros profissionais de saúde. Lembre-se de que cada pessoa é única, e as necessidades nutricionais podem variar. Consultar um nutricionista é fundamental para desenvolver um plano alimentar adequado às suas necessidades individuais.

Luciana Novaes

Dra Luciana Novaes
Especializada em Saúde da Mulher, Estética e Gestantes
Mestre em Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ
www.clinicalunovaes.com.br
@clinicalunovaes
21-97677-5190

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