TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Nutrição vegetariana na gravidez em tempos de pandemia

Em tempos de pandemia, temos uma grande procura por uma alimentação que melhore nossa imunidade, que fortaleça o nosso organismo e essa preocupação, por uma alimentação mais saudável, já é algo bem comum na vida das gestantes. Mas e se a opção for por uma alimentação vegetariana? Será que esse tipo de alimentação traz prejuízos à saúde? Evitar o consumo de carnes pode deixar o organismo mais desprotegido e trazer algum risco para o bebê?

Essa dúvida tem surgido para várias mulheres que estão passando por uma gravidez e fizeram a opção pela alimentação vegetariana (opção que ganha cada vez mais seguidores).

Então vamos tranquilizar essas futuras mamães: não há nenhum problema em fazer esse tipo de alimentação. A dieta vegetariana pode ser tão saudável e adequada como qualquer outra forma de alimentação. O importante é ter um profissional, mais especificamente um nutricionista, fazendo esse acompanhamento alimentar.

Alguns nutrientes são de fundamental importância para a gravidez e para a proteção do sistema imunológico:

Ferro: Toda gestante precisa dar atenção ao ferro. A deficiência desse mineral pode ocasionar a anemia, um problema que pode comprometer a saúde da futura mamãe e influenciar no crescimento do bebê. Portanto, não poderá faltar os vegetais verdes escuros e leguminosas que são fontes importantes desse mineral. Onde encontrar: Feijão, lentilha, grão de bico, soja, amêndoas, castanha de caju e castanha-do-pará, quinoa, brócolis, espinafre, couve e outras folhas verde-escuras e sementes de abóbora, girassol, linhaça e chia.

Vitamina C: Importante também acrescentar as frutas cítricas nas refeições, porque além de serem ricas m vitamina C e dar aquele reforço para as defesas do nosso corpo, também conseguem aumentar a forma como nosso organismo absorve o ferro dos alimentos. Faça uso de sucos ou consuma frutas logo após a refeição: laranja, limão, acerola, tangerina, abacaxi, morango, goiaba, são excelentes opções.

Ácido fólico: No início da gestação é fundamental para prevenir a má formação do tubo neural. Essa vitamina do complexo B está presente em: leguminosas (feijão, soja) e folhas verde escuras (brócolis, espinafre, aspargo).

Proteína: importante para a formação e desenvolvimento do bebê, e pode ser facilmente conseguida pelos alimentos vegetais, não sendo necessário o consumo de carnes para esse fim. Consuma regularmente preparações com cereais como o arroz, aveia, trigo, leguminosas como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja e frutas oleaginosas como as castanhas, nozes e avelãs.

Cálcio: Importante para a formação óssea do bebê e para auxiliar o controle da pressão arterial da gestante. Onde encontrar: repolho, brócolis, couve, extrato de soja, semente de abóbora, girassol e gergelim.

Outra vitamina importante para melhorar as nossas defesas é a vitamina A, poderoso antioxidante que ajuda na formação dos órgãos, na visão, e também a vitamina D, que controla vários processos no organismo atuando como proteção da síndrome metabólica, na diabetes. A vitamina A está presente em vegetais de cor alaranjada como abóbora, cenoura, manga, mamão, mas a vitamina D é necessário ter o contato com o Sol para repor essa vitamina ou recorrer a suplementação.

Com uma alimentação adequada e um acompanhamento nutricional especializado, uma dieta vegetariana pode fornecer uma alimentação adequada e promover vários benefícios para esse período, como um menor risco de infecções e outras complicações que podem comprometer a saúde da mulher e de seu bebê.

luciana novaes

Luciana Novaes
Nutricionista
Mestre em Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ
Especializada no cuidado Materno e Infantil
Especialização em Clínica, Estética, Fitoterapia e Alimentação
www.luciananovaes.com

www.luciananovaes.com

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00