31 agosto, 2016
Descubra a nutrição funcional e suas vantagens
Você sabe qual é a função de cada alimento no seu organismo? Conheça a nutrição funcional e entenda os benefícios dos alimentos funcionais para a sua saúde!
Você sabe qual é a função de cada alimento no seu organismo? Conhece a nutrição funcional? Os alimentos funcionais têm ingredientes ativos além das funções nutricionais básicas e trazem benefícios bem específicos para a sua saúde. E quando falamos “a sua saúde”, é a sua mesmo, e de mais ninguém!
É que o efeito do que se come é diferente em cada pessoa. A nutrição funcional estuda a individualidade bioquímica, ou seja, o funcionamento particular de cada organismo e como a alimentação interfere na saúde daquela pessoa. Com esse conhecimento é possível equilibrar o corpo por meio de uma dieta rica em alimentos funcionais.
Benefícios da nutrição funcional
Parece profundo demais, e é! Por entender a relação entre alimentação e saúde, a nutrição funcional ajuda quem está com problemas de saúde ou tem dificuldade para emagrecer. Quando você sabe o que cada alimento causa no seu organismo é possível prevenir e curar distúrbios físicos e emocionais.
Veja o que os alimentos funcionais podem fazer pela sua saúde:
-
Prevenir o envelhecimento precoce
-
Contribuir com o funcionamento do intestino
-
Melhorar a dosagem do colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos
-
Reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras
Além disso, a alimentação funcional trata os distúrbios funcionais, causados pelo desequilíbrio orgânico. Alguns dos sintomas são enxaqueca, insônia, depressão, distúrbios de concentração e aprendizagem, alterações de humor, ansiedade, rinites, sinusites, dores musculares e articulares, fadigas inexplicáveis, dermatites, doenças autoimunes e obesidade.
O que diz o especialista
Conversamos com o Dr. João Curvo, parceiro da Congelados da Sônia e especialista em Medicina Chinesa, Nutrologia e Estudo do Envelhecimento. Veja as orientações do médico:Os alimentos funcionais precisam ser consumidos de forma habitual para que consigamos seus efeitos protetores em nosso organismo. É no dia a dia que devemos comê-los para retardar as degenerações que vão nos acontecendo com o tempo. E também para nos proteger contra o câncer e doenças cardiovasculares. Vegetais da família das crucíferas (brócolis, couve, espinafre, couve flor) previnem câncer de mama. O tofu diminui os fogachos sentidos pelas mulheres no climatério. Já o tomate previne câncer de próstata. O alho previne a formação de placas de colesterol nas artérias. O gengibre é antiInflamatório. Porém estes alimentos só exercerão estas ações se forem consumidos no cotidiano.
É aquela velha história de “você é o que você come”, mas com a vantagem de saber exatamente o que seu corpo precisa para funcionar melhor. Consulte um nutricionista e comece agora mesmo!
Dr João Curvo é médico pós-graduado em Medicina Chinesa, Nutrologia e Estudo do Envelhecimento. Autor de livros como "A Dieta do Yin e do Yang - para Gordos, Magros e Instáveis", "A Arte de se Cuidar", "As Cinco estações do Corpo", "A Alquimia dos Sabores", "O Homem, a Mulher e o Tempo - Revitalizando a Chama da Vida" e "Nada Muito - Comer e Viver com Saúde e Prazer". Ministra palestras e workshops sobre nutrição, longevidade e qualidade de vida. Consultórios no Rio de Janeiro (Barra e Ipanema) e em São Paulo (Cerqueira Cesar) Telefones: (21) 2493-3779 / 2512-0728 e (11) 99913-3779 www.espacojoaocurvo.com
Notícias relacionadas