Categorias:
13 agosto, 2015
Novidade para os asmáticos: exercícios amenizam crises
Por muitos anos, médicos orientavam seus pacientes asmáticos a evitarem exercícios físicos e, assim, reduzirem o risco de sofrerem um broncoespasmo - o fechamento das vias aéreas que gera dificuldades de respirar.
No entanto, pesquisas recentes podem mudar esse direcionamento. Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que os sintomas da asma diminuem em até 70% quando o paciente pratica exercícios aeróbicos. Dançar, fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou qualquer outra atividade diminui as crises de asma e ainda aumentam a autoestima dos pacientes.
O estudo testou a reação de 58 pacientes asmáticos durante três meses, divididos entre os que se exercitavam por 35 minutos em esteira, duas vezes por semana, e um grupo que não fazia atividade física.
Com os exercícios físicos, ficou claro que era preciso uma quantidade maior de pó, poeira e ácaro para que as vias aéreas se fechassem, provocando sintomas da asma. A inflamação diminuiu consideravelmente entre pacientes que praticaram exercícios. A prática de atividades também reduziu pela metade a ida dos pacientes ao pronto-socorro, que costuma ocorrer durante crises de asma.
Fonte Diário da Saúde
Notícias relacionadas