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Dicas saudáveis

Novembro azul: cuidados para o homem

Homem sorrindo de óculos escuros Que tal aproveitar o Novembro Azul para cuidar da saúde? O mês é dedicado a campanhas de prevenção do câncer de próstata. E como um cuidado leva ao outro, esse é um bom momento para dar aquela passadinha no médico e investir em hábitos saudáveis. Confira as orientações da nutricionista da Congelados da Sônia Gabi Marcelino!

Novembro azul: cuidados para o homem

Por Gabi Marcelino A classe masculina atualmente está bem preocupada com a prevenção de doenças. Mas sabemos que esse panorama nem sempre foi assim. O homem moderno está mais preocupado com a saúde e com a boa forma física, fatores decisivos para a qualidade de vida. O mês de novembro é marcado pela prevenção contra o câncer de próstata. Mas o chamado Novembro Azul é também um convite aos homens para fazer um check-up geral e avaliar como anda a saúde como um todo. Com a ida ao médico em dia, é hora de falar sobre alimentação saudável e os riscos que a gordura abdominal excessiva traz para os homens. Depois dos 30, 40 anos, a gordura abdominal é um incômodo para a classe masculina. Mas ela representa um risco sério para doenças cardiovasculares. Os perigos escondidos nessa barriguinha são danosos, progressivos e algumas vezes silenciosos. Fique atento! A relação cintura-quadril aumentada mostra os riscos para doenças cardiovasculares. A Organização Mundial da Saúde estabelece como ponto de corte para risco cardiovascular aumentado medida de circunferência abdominal igual ou superior a 94 cm em homens. Você já sabe como está sua medida? Previna-se: descubra se está no grupo de risco e converse com seu médico a respeito. Falando em redução de riscos para doenças, citamos a alimentação saudável como promotora direta na prevenção de algumas doenças. Muitos são os benefícios desta forma saudável de comer. Mas quando associada à prática regular de exercícios físicos e ao cultivo de outros hábitos saudáveis (bom senso com o álcool e não fumar), são grandes as chances de apresentar uma melhor qualidade de vida.

Saúde no prato

Os alimentos com maior quantidade de gorduras, sal e açúcar estão frequentemente envolvidos num cardápio de baixo valor nutricional. Quem pratica alimentação saudável pode consumi-los eventualmente, sem comprometer a saúde. Porém o equilíbrio é fundamental para garantir ao corpo os nutrientes necessários ao bom funcionamento. Se você está acima do peso, com sobrepeso, ou se já tem obesidade instalada, sua missão será um trabalho de todo dia. A obesidade é uma doença sem cura com números alarmantes na população brasileira. Envolva toda a sua família e amigos para ajudá-lo nessa empreitada por você e sua saúde. Alimentação saudável para o homem deve conter alimentos in natura ou minimamente processados como base de sua alimentação. E que alimentos são esses? Cereais, leguminosas, frutas, verduras, raízes e tubérculos, carnes magras, peixes, ovos e leite, em suas diferentes formas de preparo. Óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos, sem excessos. Até na hora do churrasco a qualidade nutricional deve ser pensada. Carnes magras são boas opções, peixes “abafados” no papel alumínio ou similar, cebolas e outros vegetais a seu gosto na brasa. Tudo temperado com sal de ervas (sugestão: coloque uma parte de sal e outra parte igual de ervas a seu gosto). Não exagere na bebida alcoólica. O álcool contém muitas calorias e seu consumo é prejudicial ao funcionamento do organismo. Se for beber, reserve um espaço na dieta no fim de semana e para cada copo de bebida alcoólica consuma outro igual de água. Água é a bebida mais importante do dia a dia. Consuma maiores quantidades nos intervalos das refeições. O corpo hidratado funciona melhor, o intestino funciona todo dia e o cérebro não tem confusão mental nem enxaqueca, muito característica da desidratação. 
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