TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

No dia do Meio Ambiente saiba como a alimentação pode ser uma aliada da natureza

Hoje, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesta semana vamos falar um pouco sobre a alimentação e o meio em que vivemos.  Para começar, quando o assunto é sustentabilidade, ou preservação da natureza, surgem diversos cuidados que deveríamos ter como, reciclagem do lixo, uso consciente da água e fontes renováveis de energia, mas a alimentação geralmente é esquecida. Porém, ao longo da história a alimentação perdeu muito do seu caráter natural e a agricultura, que era de subexistência, passou a ser produzida em grande escala, isso significa possíveis danos ao meio ambiente e na qualidade dos alimentos.

Todas as técnicas artificiais usadas na produção dos alimentos, se não praticadas dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis, podem trazer danos ao meio ambiente e a nossa saúde a médio e longo prazo. Os agrotóxicos, por exemplo, servem para evitar o surgimento de ervas daninhas ou pragas que coloquem em risco a produção, mas se usados de forma indevida podem provocar problemas neurológicos, reprodutivos e até mesmo o câncer. Por outro lado, nem tudo está perdido. Atualmente existem técnicas e manejos mais sustentáveis para o plantio e a criação de animais, órgãos como o MAPA, Embrapa, entre outros, dispõe de orientações e técnicas de produção mais seguras.

Um ótimo exemplo de medidas adotadas para a produção mais saudável é a Agricultura de Baixo Carbono(ABC),  ela visa aliar a produção de alimentos e bioenergia com a redução dos gases de efeito estufa. O programa ABC incentiva os processos tecnológicos que neutralizam ou, pelo menos, minimizam os efeitos dos gases de efeito estufa no campo. Esse tipo de ação é importante porque, infelizmente, a agricultura orgânica não tem demanda para suprir a necessidade da população e o consumidor final não tem possibilidade de saber se um vegetal sofreu abuso no uso de pesticidas.

A dica para evitar o consumo ou, ao menos, minimizar os efeitos dos métodos artificiais empregados na produção agrícola, é escolher os vegetais da época, com tamanhos dentro da normalidade e variar a alimentação, além disso, se possível, comprar pelo menos um alimento orgânico, de preferência o que se come em maior quantidade. Comprar de produtores locais, feiras orgânicas ou de um produtor com qualidade assegurada também é indicado. Outras medidas como evitar o uso das sacolas plásticas, comprar móveis só com madeira certificada, não desperdiçar água, separar o lixo seco do úmido, alternar o consumo de carne vermelha, com frango, peixe, ovos e soja e evitar o açúcar refinado, também ajudam o meio ambiente.

É importante frisar que existem dois grandes benefícios ao consumir alimentos mais naturais, o primeiro é com a nossa saúde, atualmente temos visto que a alimentação tem voltado às origens e as pessoas estão buscando comidas mais caseiras, alimentos funcionais, aumentando o consumo de arroz com feijão, são alguns exemplos. Já o segundo benefício, é o sentimento de missão cumprida, em fazer algo pelo meio ambiente, mesmo que em menor escala, mas é a aquela famosa frase “cada um fazendo a sua parte”. A Congelados da Sônia desenvolve todo seu trabalho de forma responsável oferecendo alimentos saudáveis e de ótima procedência, além disso, com cuidados ambientais. Confira um pouco mais das nossas medidas e prol do meio ambiente, como a campanha "Me dá seu Lixo?".

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00