Natação: um dos melhores exercícios físicos existentes pode ser praticado desde os primeiros anos de vida


A natação é conhecida e praticada desde tempos pré-históricos. As referências escritas sobre a prática desse esporte remontam a 2000 a. C.

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes. Dentre os benefícios da atividade, podemos destacar: gasto calórico de até 600 Kcal/hora; redução da gordura corporal; fortalecimento muscular e definição do corpo; melhoria do condicionamento físico e da capacidade respiratória (a atividade trabalha bastante o sistema cardíaco e respiratório); e baixo risco de lesões (a água amortece os impactos, o que torna o esporte excelente para a recuperação de lesões).

A natação pode ser um exercício de longa duração e baixa intensidade ou de curta duração e alta intensidade. Depende dos objetivos que o praticante deseja alcançar.

Professores de educação física recomendam que é necessário que tenhamos alguns cuidados ao praticarmos a natação. Vamos enumerar alguns:

. Em piscina aberta, devemos utilizar protetor solar, principalmente se temos a pele clara.

. Os óculos de natação evitam irritações nos olhos. Então, não vamos dispensá-los.

. O uso de um tampão de ouvido pode evitar problemas inflamatórios posteriores ao exercício.

. Ao sinal de fadiga muscular, devemos sair da piscina, para evitar o risco de cãibra.

A natação pode ser praticada desde os primeiros anos de vida, sempre com o acompanhamento dos responsáveis, de um professor de educação física ou de guarda-vidas preparado. Sempre é bom lembrar que a combinação criança e piscina deve fazer com que a atenção e os cuidados dos pais sejam triplicados.

Postagens Relacionadas

4 Respostas

  1. Amanda
    | Responder

    eu quero saber como se pratica a natação

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Oi, Amanda.

      O ideal é que você consulte um profissional de Educação Física.

      At.,
      Equipe Congelados da Sônia

  2. Paulo D. Santos
    | Responder

    Gostei da informação a respeito dos beneficios da natação. Por ter um processo de artrose nos dois joelhos dos quais o esquerdo está em vista de ser operado, tenho observado que apesar das dores sentidas no dia a dia, especialmente também devido o meu peso (107 Kg. 1.70 de Altura), quando começo a processo de natação na primeira hora e na hora seguinte hidroginastica,(das 18 às 19 e das 19 as 20;00 Hs) tem observado que as dores se tornam atenuantes e quase inexistem e só no dia seguinte quando começa o movimento das atividades nromais é que volta a doer. Ao observar isso passei a praticar dos os dias visto que antes só praticava nas segundas quarta e sexta. Assim fico feliz com a informação e se for possivel gostaria de receber informações adicionais sobre o assunt. Obrigado

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Oi, Paulo.

      Ficamos felizes em saber que o nosso post o ajudou. Em nosso blog sempre postamos assuntos muito interessantes. Você também pode ficar por dentro das nossas novidades através da nossa newsletter, é só se cadastrar em nosso site → http://www.congeladosdasonia.com.br.

      At.,
      Equipe Congelados da Sônia

Deixe uma resposta