TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Mude seus hábitos e viva até 8 anos a mais

Nada em excesso é bom.

Excesso de ansiedade gera excesso de gula, que gera excesso de peso, que gera excesso de depressão... E por aí vai. Definitivamente, uma vida de excessos não é equivalente a uma vida saudável.

Como a definição diz, a obesidade nada mais é do que o excesso de peso, que surgiu pelo excesso de tantos hábitos que não fazem bem à saúde.

Dados que impressionam

A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. No Brasil, ela vem crescendo cada vez mais e já aponta que mais da metade da população está acima do peso, que varia de sobrepeso a obesidade.

Segundo um estudo publicado na revista médica "The Lancet", a obesidade reduz em até 8 anos a expectativa de vida e em 19 os anos de vida sadia, sem nenhuma doença. Eles também comprovaram que as pessoas com sobrepeso (IMC - Índice de Massa Corporal de 25) perdiam até três anos de expectativa de vida, dependendo de sua idade e gênero.

Como saber se estou com excesso de peso? A melhor maneira de diagnosticar o sobrepeso e a obesidade é através do cálculo do Índice de Massa Corporal [IMC = Peso atual (kg) / altura2 (m2)]. Quanto maior o IMC, maior a exposição de uma pessoa a problemas de saúde. Lógico que somente esse índice não é suficiente para classificar o estado de alguém, mas é um grande indicativo. Vale sempre consultar um médico/nutricionista para que você tenha o melhor acompanhamento.

Agora chegou a hora da mudança

Não é fácil mudar, mas muitas vezes é preciso. Reduzir calorias, praticar exercícios e mudar seus hábitos são essenciais para mandar o sobrepeso embora. A primeira recomendação é fácil de entender. Você deve reduzir a entrada de calorias no seu corpo, principalmente de alimentos sabidamente nocivos à saúde. O problema da obesidade, segundo um artigo assinado por médicos em uma publicação científica britânica, está no alto consumo de açúcar e carboidratos nas dietas modernas. Dica: Montar uma rotina alimentar vai te ajudar a ter sucesso nessa missão.

Praticar exercícios também deve fazer parte da sua mudança. O ideal é fazer 300 minutos de atividade moderada ou 150 minutos de exercícios físicos intensos por semana, distribuídos ao longo da semana. Sempre de acordo com cada pessoa e consultando o seu médico para não exagerar. Dica: Para começar, faça atividades na água e sem impacto.

E por último e muito importante, não desanime. Mudar é sempre difícil, mas é preciso. Procure evitar situações em que o abuso de comida é provável. Dê um tempo do chope com os amigos até você realmente conseguir se convencer que essa mudança de atitudes é o melhor para você. Muitas vezes a comida funciona como um refúgio de problemas que temos. Tente descobrir o que está te levando a cometer tantos excessos. Dica: Identificar o problema é a melhor forma de tratá-lo. Conclusão: Se existir excesso, que seja de felicidade. E só!

Fontes: Abeso G1 Ministério da Saúde BBC Brasil Minha Vida

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00