Melhores alimentos para ganhar massa muscular

A alimentação é uma parte importante da rotina de quem pratica exercícios físicos, auxiliando na conquista de objetivos específicos, como a hipertrofia. Além de buscar uma dieta pouco calórica e mais saudável, também é primordial escolher alimentos para ganhar massa muscular.

Esse tipo de alimento é rico em proteína e aminoácidos que atuam diretamente na reparação e crescimento dos tecidos, além do metabolismo celular e na contração dos músculos.

Se a dupla ovo e frango já surgiu na sua mente como opções de alimentos para ganhar massa muscular, você até acertou. Mas é possível variar as possibilidades para ter um cardápio mais amplo e saboroso na conquista do seu objetivo!

Vamos conhecer mais alimentos para ganhar massa muscular?

1) Carne vermelha

A carne vermelha é um dos alimentos mais citados quando buscamos opções com alta concentração de proteínas. Para se ter uma ideia, em 100 gramas de um corte de patinho sem gordura e grelhado, encontramos 35,9 g de proteína.

O alimento também possui ferro, nutriente que contribui para o transporte do oxigênio no sangue, o que impacta positivamente na disposição para os exercícios.

Mas, um dos principais trunfos do alimento na dieta de quem deseja ganhar massa magra é a infinidade de receitas deliciosas que podem ser incluídas nas refeições.

Sugestão de pratos com carne vermelha:

Carne desfiada com abóbora
Panqueca de carne
Berinjela recheada

2) Espinafre

O espinafre é mais um que aparece entre os alimentos para ganhar massa muscular. Repleto de nutrientes, o vegetal é rico em vitaminas A, C e E, ferro, potássio e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam no combate do envelhecimento precoce.

Em 100 g de espinafre temos 2,7 g de proteínas. Ele também contribui para a proteção dos ossos e evita a perda dos músculos.

Sugestão de pratos com espinafre: Carne Assada com Purê de Couve-Flor e Espinafre

3) Frango

É claro que não podemos esquecer do frango! Aliado conhecido de quem é adepto de uma rotina fitness, o frango é uma excelente opção de proteína magra e pode ser incluído em diversas refeições.

Versátil e nutritivo, ele concentra 32 g de proteínas a cada 100 gramas de um corte de peito sem gordura, além da alta concentração de vitamina B6.

Sugestão de pratos com frango:

Frango ao Curry
Frango Silvestre
Frango com berinjela à parmegiana

4) Linhaça

Fibra, ômega 3 e 18 g de proteína em cada 100 gramas. Esse é o combo encontrado na linhaça, semente considerada um superalimento. Para quem ainda torce o nariz para ela, uma dica é combinar o consumo com iogurte natural e frutas.

Sugestão de prato com linhaça:

Croquete na Crosta de Linhaça

5) Grão de Bico

O grão de bico é uma ótima fonte de proteínas vegetais de alto valor biológico – estima-se 19 g a cada 100 gramas -, sendo ainda rico em aminoácidos essenciais que auxiliam na manutenção e construção dos músculos.

Sugestão de prato com grão de bico:

Purê de grão de bico

6) Salmão

Por falar em ômega 3, o salmão também é rico no nutriente, um importante aliado na recuperação dos músculos. E quando falamos de proteína, os benefícios não ficam para trás: uma porção de 100 gramas concentra 26 g de proteínas.

Sugestão de pratos com salmão:

Salmão ao Alecrim e Jardineira de Legumes

7) Atum

Outro peixe rico em ômega-3, o atum é uma excelente fonte de proteínas (29g a cada 100 gramas). Para quem tem a hipertrofia muscular como objetivo principal, esse alimento pode ser consumido nos lanches antes ou depois do treino.

Sugestão de pratos com atum: Salada de Atum

8) Queijos

Para finalizar nossa lista de alimentos para ganhar massa muscular temos, surpreendentemente, os queijos.

Ricota e cottage concentram 11 g de proteínas em cada porção de 100 gramas. O tradicional queijo branco, 20 g. Já a muçarela (de baixa concentração de sódio) alcança a marca de 29 g de proteínas na mesma porção.

As alternativas com baixa taxa de gordura podem ser incluídas em diversas refeições, do café da manhã ao jantar. Além de serem ricos em cálcio, os queijos são valiosos para a contração dos músculos e têm proteína em abundância.

Sugestão de pratos com queijo:

Souflê de Queijo e Presunto
Canelone de Queijo e Presunto

Encontre pratos prontos com alimentos para ganhar massa muscular

Se você chegou até aqui e já conhece os benefícios desses alimentos para a sua rotina, mas não tem tempo para cozinhar, temos uma dica: é possível ter pratos variados preparados a partir de alimentos ricos em proteína sem precisar ir para o fogão.

A Congelados da Sônia é uma empresa especializada em refeições light congeladas e você pode pedir as marmitas sem sair de casa. Além de poder escolher no site, também é possível baixar o aplicativo para fazer seus pedidos.

São centenas de refeições ricas em proteína, incluindo opções sem glúten, sem lactose, vegetarianos, veganos, entre outros. Tudo para ajudar você a manter uma alimentação saudável e equilibrada, com qualidade e praticidade.

Para conhecer mais opções, acesse o site e veja como é fácil manter uma alimentação mais saudável (e sem fome)!

 

Deixe uma resposta