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Dicas saudáveis

Maravilha da Terra: Inhame é uma opção saudável, importante e benéfica

Escondido sob a terra, muita gente não tem ideia dos benefícios que esse vegetal pode trazer. O consumo do tubérculo, parente do cará e da batata-doce, melhora o funcionamento do sistema imunológico, a qualidade do sangue e, por ser altamente nutritivo e medianamente calórico, é uma boa opção também para quem está de dieta. Diferentemente da batata, o Inhame tem índice glicêmico de médio para alto por isso demora mais para ser transformado em açúcar no sangue, evitando picos de insulina no organismo. É rico em fibras, tem baixo conteúdo lipídico e muitos micronutrientes. Pode muito bem fazer parte da dieta de quem deseja emagrecer e de quem quer se beneficiar dos efeitos estéticos (combate à celulite) a ele atribuídos, efeitos estes que nada mais são do que reflexo da ingestão de um alimento saudável, com capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Grande parte das propriedades funcionais do inhame se deve a presença de um fito-hormônio chamado diosgenina, que há muito tempo vem sendo utilizado pela indústria farmacêutica como matéria-prima para produção de corticoesteróides e esteróides sexuais (progesterona e estrogênio). Desde que a terapia de reposição hormonal com uso do estrogênio sintético mostrou aumentar os riscos de desenvolvimento de desordens como câncer, osteoporose e mal de Alzheimer, inúmeras opções de tratamento alternativo vêm sendo pesquisadas, e o uso da diosgenina é um delas. Um estudo em humanos verificou o efeito da diosgenina na saúde da mulher na pós-menopausa e concluiu que a ingestão de inhame por 30 dias teve efeitos benéficos no status hormonal, no perfil lipídico e na capacidade antioxidante das mulheres analisadas, fatores que levam a redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama e doenças cardiovasculares. Em estudo com animais, o fito-hormônio reduziu os níveis de colesterol total e aumentou os níveis do colesterol bom (HDL). Além disso, melhorou as defesas antioxidantes do organismo. Esses resultados sugerem que a diosgenina é eficaz em melhorar o perfil lipídico e também proteger contra o estresse oxidativo. É importante lembrar que não deve ser consumido em grandes porções ou juntamente com outra fonte de carboidrato. Por isso, uma boa ideia é consumi-lo como substituto do pão ou do arroz, adicioná-lo às sopas ou até mesmo na forma de purê, que fica delicioso. Um ideia melhor ainda é dar uma conferida em nossos pratos que levam essa maravilha da terra. Assim, você aproveita os benefícios da raiz e não precisa nem se preocupar em cozinhar ;D Coma e ame! EXTRA: Aprenda o que observar na hora de comprar e como o vegetal pode ser consumido! Dica da Sônia para quem vai se aventurar na cozinha: Os tipos mais comuns de inhame são o japonês e o chinês. Na hora de comprar, preste atenção à firmeza. Se tiverem áreas amolecidas ou sinais de brotação, devem estar estragados. O inhame não precisa ser conservado em geladeira, desde que fique em um local arejado. Dura até 10 semanas, mas, se guardados no congelador, chegam a resistir por seis meses. Pode ser consumido de duas formas: Cru Salada: ralar, temperar com azeite, sal e limão. Se quiser, pode acrescentar outros vegetais. Suco: descascar, ralar e adicionar suco de frutas. Cozido Cozinhar com casca e inteiro no vapor ou na pressão. Descascar, temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre. Cozido, é usado como ingrediente de sopas, carnes, patês, pães, bolos e tortas. Salvar
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