2 agosto, 2017
Macarrão também pode ser um aliado da perda de peso
O macarrão é um alimento prático e fácil de se preparar. Delicioso ele combina com vários momentos, como por exemplo, almoços de família e jantares românticos. Versátil, possui grande variedade e dá para complementar com vários molhos. As combinações são inúmeras; e só o formato da massa já influencia na preparação, no condimento escolhido e nos acompanhamentos.
Além de ser bom de comer, o macarrão também traz benefícios para a saúde. Segundo o Congresso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão, massas fazem parte de muitas dietas saudáveis pelo mundo e possuem de baixo a médio níveis glicêmicos (É importante combinar molhos, proteína e gorduras para compor a refeição ideal. Outra dica é deixá-lo bem al dente na hora do cozimento, assim melhora a carga glicêmica da refeição). Isso causa maior saciedade e faz a glicose ser absorvida mais lentamente - o que ajuda a prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Outras vantagens são a baixa concentração de sódio, gordura, colesterol e a abundância de carboidratos - combustível para o corpo, mas não exagere no sal na hora preparar a sua receita.
Mas os benefícios não param por aí. De acordo com estudo publicado em 2001 no Annals of Oncology, mulheres que consumiam alimentos com baixos índices glicêmicos tinham risco menor de adquirir câncer de mama. Ou seja: pode colocar macarrão na sua dieta sem problemas! Com moderação, é claro. Diabéticos devem atentar para o total de carboidratos do dia e preferir massas integrais, adicionar um bom azeite no final do preparo também ajuda a reduzir a carga glicêmica total do prato.
Mas qual tipo de macarrão é o melhor para a dieta? Como existem vários, dúvidas não são incomuns. Para te ajudar a escolher aquele macarrãozinho perfeito para seus objetivos, vamos agora explicar as diferenças entre as massas mais populares.
Tipos de massas para macarrão
As massas secas, que encontramos nos supermercados, são as que costumamos preparar em casa quando queremos macarrão. Versáteis, podemos separá-las de acordo com a composição.
-
Comum: feito de farinha de trigo e água, é o mais barato;
-
De sêmola: composto por trigo nobre (tipo 1), tem um custo um pouco mais elevado;
-
Com ovos: cada quilo de farinha leva 3 ovos;
-
Grano duro: usa o trigo durum, tipo especial que o deixa solto (al dente);
-
Integral: usa farinha integral e fibras, sendo uma opção mais saudável;
-
Com vegetais: espinafre, beterraba, cenoura podem ser usados;
-
Caseiro: artesanal, absorve melhor o molho. Ovo ao gosto do cozinheiro;
-
Sem glúten: para aqueles intolerantes ao glúten.
Massas curtas
Têm menos de 10 centímetros de comprimento, com furos ou curvas. São usadas em pratos quentes e frios e combinam com molhos encorpados e rústicos. Exigem um preparo mais delicado. Algumas delas são:
-
Farfalle: também chamado de gravatinha, tem 35 milímetros e é ótimo para saladas, ensopados e sopas;
-
Gnocchi: tem formato semelhante ao de conchinha e combina com molhos clássicos;
-
Penne: massa em formato de tubo, é mais grosso. O tipo riscado (rigati) cai melhor com molhos à base de óleo, pois tem ranhuras que seguram-no; o liso combina com cremosos à base de tomate, como o de tomate basílico;
-
Rigatoni: é um tubo curtinho que combina com molhos suculentos e pode ser recheado com frango;
-
Fusilli: é o popular parafuso. O formato permite usar molhos com pedaços de carne (como o bolonhesa e o especial de frango) ou vegetais. Também combina com saladas, molhos de salsicha e pimentão;
-
Conchiglie: apelidado carinhosamente de conchinha, vem em vários formatos e cores. É perfeito para sopas.
Massas longas
São ótimas com molhos com textura líquida, que envolvem melhor a massa. Também caem bem com condimentos mais leves, como alho e óleo.
-
Spaghetti: um dos mais populares na mesa do brasileiro, é uma massa longa e fina com várias espessuras que combina com qualquer molho;
-
Talharim: de massa longa e achatada, fica bem acompanhado de molho rosé e camarão;
-
Capellini: conhecido como cabelo de anjo, é bem fino e pode quebrar com facilidade. Por isso, recomenda-se usar molhos leves ou em sopas;
-
Fettuccine: achatado e espesso, combina com molhos que levam carne, com o pesto, branco e alho e óleo;
-
Bucatini: é longo e fino que nem o spaghetti, mas possui um furo no meio. Combina com vários molhos - à base de vegetais, de queijos (mac and cheese) e amanteigado.
Aposto que agora ficou mais fácil escolher qual macarrão usar, não ficou?
Para facilitar ainda mais sua vida, a Congelados da Sônia criou uma nova linha, agora Você é o Chef! Uma linha pensada para você que tem o dia a dia corrido. Prática e saborosa ela é feita de 4 tipos de massas e 7 diferentes molhos para combinar como quiser. Você não acredita? Então assista ao vídeo e não deixe de conferir em nosso site o Você é o Chef!
Notícias relacionadas