Maçã: um santo remédio

Verde ou vermelha, a maçã traz muitos benefícios à saúde e  melhora a qualidade de vida de quem a consome com regularidade.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Jagiellonian, o consumo de uma maçã por dia reduz 35% o risco de câncer intestinal. Isso porque a maçã contém uma ótima quantidade de compostos fenólicos, antioxidantes que conferem proteção contra tumores.

Entre as fibras presentes no fruto, a pectina é a principal, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo e os riscos de doenças cardiovasculares, previne a prisão de ventre e dificulta a absorção de gorduras e glicose.

O ideal é consumir toda a fruta, inclusive a casca. A fruta é riquíssima em vitaminas do complexo B, C e E. O potássio também se encontra em grande proporção.

Dicas

Deve-se comer a maçã lavada e com casca, pois é nesta que se concentra a maior parte de sua Vitamina C e fibras (pectina). Suco de maçã (batida com água) ajuda a acalmar o estômago e é uma excelente opção de bebida nutritiva para iniciar o dia.

Como comprar

As melhores maçãs são aquelas de cor acentuada, firmes e mais pesadas em relação ao volume. Prefira as de casca lisa e sem machucados.

Postagens Relacionadas

3 Respostas

  1. efigenio Dantas da Silva
    | Responder

    Adorei o texto, obrigado!!!

  2. Fatima
    | Responder

    Bomdia!

    Ultimamente tenho ouvido muito sobre os benefícios da maçã para o intestino, mas eu pergunto, porque quando estamos com “diarréia” é recomendado maçã in-natura ou seu chá?
    Eu tenho problemas com o intestino “prisão de ventre”, que aumenta quando consumo maçã in-natura ou suco que contenha esta fruta.
    Sinceramente não entendo porque ela é boa para problemas de intestino.
    Vcs. podem me ajudar?
    Grata.
    Fatima.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Fátima,

      O elevado teor de pectina na maçã (fibra), torna esta fruta especialmente indicada nos distúrbios gastrintestinais, como diarréia, colite, etc. Esta fibra age como colóide hidrófilo, retendo elementos em trânsito como água e sais minerais e favorecendo a função intestinal. Os que sofrem de prisão de ventre devem preferi-la crua, com a casca (bem lavada), e comê-la com as sementes. É ainda mais recomendável usar maçãs juntamente com mamão, em caso de intestino “preguiçoso”. Quando existe diarréia a maçã deve ser consumida após leve cozimento (em pouca água), a água do cozimento também deve ser consumida, assim a fibra sofre uma modificação importante. O fato da maçã possuir boa quantidade de água e potássio, também faz com que seja indicada para estes casos.

      Equipe Congelados da Sônia

Deixe uma resposta