Low Carb: o que é?





É uma estratégia  alimentar restrita em carboidratos. 

O que se preconiza de acordo com as diretrizes nutricionais é que a nossa alimentação tenha 60% das calorias provenientes do carboidratos, enquanto uma estratégia low carb sugere 35% de carboidratos! 

Os carboidratos são as moléculas formadas por carbonos hidratados, que tem ligações químicas ricas em energia! Quando os consumimos essa energia é liberada e usada como matéria prima para nosso organismo funcionar, para nosso coração bater, para andarmos, para tuuuudo aqui dentro funcionar.

De acordo com estudos, o consumo reduzido de carboidratos ajudaria a reduzir os processos de envelhecimento, do surgimentos de doenças como diabetes. 

O que eu acho? Eu acho que nossa população tem consumo inadequado do TIPO de carboidrato! Se os 60% de carboidratos consumidos viessem de alimentos ricos em carbo complexo, como inhame, batata doce, abóbora, brócolis, couve flor, cebola , alho poró seria tranquilo. Porém o que temos são pessoas consumindo carboidratos simples, como biscoitos, pães, tapioca, farinhas. Esses itens tem uma elevada concentração de energia e poucas fibras, portanto, a chegada dessa energia se dá de forma muito veloz, e ISSO, ajuda a acumularmos esse excesso de energia, na forma de gordura !

Então comer menos carboidrato pode ser uma boa estratégia, mas o mais importante é a QUALIDADE desse carboidrato. Mais comida de verdade!

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Dra. Patrícia Rung

Nutrição Funcional | Nutricionista Clínica-UFF | Mestre em Neurociências- UFF

Atendimentos: (021) 993399970 

 

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@patriciarungnutricionista


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