logoblog

Legumes assados: sabor e praticidade

Muitas pessoas têm dificuldade em se alimentar e incluir legumes no seu dia a dia, seja por falta de hábito ou por dificuldade em prepará-los. Seu consumo regular faz-se necessário, por atuarem em todas as reações metabólicas do nosso corpo, nos dando energia, vitalidade, capacidade cognitiva, contração e recuperação muscular mais adequadas, melhoram nosso sistema imunológico, dentre tantos outros benefícios.

Diversificar esses alimentos é importante, pois cada legume tem sua cor e essa diversidade nos oferece nutrientes diferentes, com atuações diferentes também em nosso corpo e na prevenção de doenças. A forma de preparo preserva sua composição nutricional.

Não exagere na cocção e cozinhe-os com pouca água (a água que sobrar ao escorrer os legumes, pode ser usada para cozinhar outro alimento, como o arroz, por exemplo) ou, preferencialmente, no vapor. E sabe uma vantagem enorme? São muito pouco calóricos e é aquele momento que a Nutri diz: pode comer uma porção generosa. Varie os temperos, a forma de cortá-los e combine-os com outras preparações. Você pode usá-los na forma de saladas, em um ensopado com carne, em forma de suflês, etc.

Use sua imaginação!

Para mantermos uma boa saúde devemos ingerir em torno de 300 a 400 g de verduras e legumes todos os dias. Algumas de suas funções: são ricos em fibras, que conferem saciedade, regulação do trânsito intestinal (evitando a prisão de ventre), são uma estratégia importante para controle do colesterol e glicose, contribuindo para prevenção de doenças crônicas e obesidade relacionadas a má alimentação e melhoram nosso sistema imunológico.

Podemos pensar nos legumes divididos em 2 grupos: hortaliças A e hortaliças B. Os dois são importantes!

Na Congelados da Sônia temos os legumes assados, que você pode combinar com outras preparações, consumindo assim esta dose extra de saúde. Em sua composição temos:

  • couve-flor: as brássicas, muito ricas em fibras e atuam para a prevenção de câncer;
  • abóbora: rica em betacaroteno que é um poderoso antioxidante, precursor da produção de vitamina A, atuando como fotoprotetor para o câncer de pele;
  • tomate: rico em licopeno, é um composto bio ativo e antioxidante como combate aos radicais livres, principalmente para a prevenção de câncer de próstata;
  • alcachofra com poucas calorias, rica em magnésio, potássio e vitamina C; além da cebola, considerada uma especiaria com função antioxidante e uma quantidade significativa de selênio.

Os legumes são preparados com uma base de azeite, que confere um sabor especial. Irresistível. Né?

Dra Ana Cristina Teixeira

Mestre pela UERJ, Pós graduada em Nutrição Esportiva Funcional e em Nutrição Clínica.

Instagram: @anacrisnutri

Deixe uma resposta