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Dicas saudáveis

Lanchinhos antiestresse: sim, eles existem!

Sabe aquele momento em que você está estressada, irritada e não sabe como se acalmar?

Comer equilibradamente pode ser a solução! Alguns alimentos são capazes de acalmar os ânimos e de trazer a sensação de felicidade ao cérebro.

Fique atento e controle seu estresse, indivíduos estressados tendem ao aumento de peso, pois o cortisol aumenta a deposição de gordura visceral e a resistência à insulina. O estresse incorpora uma série de processos fisiológicos e comportamentais, que ocorrem quando há uma ameaça real ou suspeita, podendo estar relacionado às pressões do trabalho, família e outras responsabilidades diárias, afetando diversos aspectos da vida.

Nessa hora, entra uma dieta equilibrada e cheia de alimentos benéficos, mas não é só isso. A dieta e a nutrição são fatores importantes para a promoção e manutenção de uma boa saúde durante todo o curso da vida, mas deficiências nutricionais podem contribuir com estilos de vida pouco saudáveis e representam fator de risco para diversas doenças crônicas.

A adoção de dietas ricas em gordura, especialmente aquelas excessivamente calóricas, bem como os baixos níveis de atividade física, aumentam o risco de obesidade e o desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo diabetes e hipertensão.

O estresse interfere em tudo e alterações metabólicas são exigidas para que a homeostase, o equilíbrio corporal, tente se manter o quanto mais normalizado possível. Nessas condições, mais nutrientes são necessários: vitaminas, minerais, compostos bioativos.

Para o perfeito funcionamento do sistema nervoso, o corpo depende da liberação de quantidade suficiente de neurotransmissores, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina, substâncias que transmitem impulsos nervosos para o cérebro e causam a sensação de prazer e bem-estar.

E a produção dessas substâncias está relacionada a uma quantidade adequada de elementos provenientes da nossa dieta diária.

Confira o que comer nos momentos de estresse e prepare a lancheira.

1- Chocolate: O cacau apresenta boas quantidades de triptofano, aminoácido precursor do neurotransmissor serotonina, que é responsável pela alegria. A serotonina precisa também de magnésio para sua formação. Escolha as versões com mais polifenóis, na forma de chocolate com maiores teores de cacau. Sem exagero.

2- Banana: Alguns dos micronutrientes encontrados na banana, como ácido fólico, magnésio, triptofano, vitamina B6, são fundamentais para a produção de serotonina, o que pode ajudar a melhorar o seu humor e reduzir ansiedade.

3- Abacate: A serotonina ainda precisa de vitamina B3, encontrada no abacate. E o sistema nervoso como um todo, para adequado impulso nervoso, concentração e foco, necessita de ômega 3, que podem ser achados nos peixes, na linhaça e na chia.

4- Camomila e chá verde: E que tal um chá para dar sensação de conforto? A camomila é um ótimo ansiolítico, por possuir a flavona apigenina. E o chá verde, apesar da quantidade importante de cafeína, também é fonte de antioxidantes e de L-teanina, um aminoácido que promove relaxamento sem causar sonolência e redução da pressão arterial.

5- Grão-de-bico tostado com pimenta caiena: O grão-de-bico tem boas doses de ácido fólio, ferro, zinco e triptofano - todos esses elementos ajudam a combater a ansiedade. Tente assá-los com a pimenta caiena, que acelera o metabolismo. Assim, se você estiver quase atacando um pacote de salgadinhos, esta será uma opção de troca inteligente.

6- Batata Doce: A batata doce é rica em vitamina B6 e potássio. Adicione açafrão em pó ou gengibre para torná-la mais funcional. Assada, funcionada bem como uma sobremesa saudável.

7- Iogurte com framboesas: Cálcio, potássio e magnésio são encontrados nos produtos lácteos, o que faz desta combinação uma bomba antiestresse no café da manhã. Uma xícara de framboesas acrescenta 9g de fibra, o que irá mantê-la satisfeita por mais tempo.

8- Grão de soja com limão fresco espremido: Esse lanche inteligente é uma combinação rica em fibra e proteína vegetal graças aos grãos de soja repletos de magnésio e a vitamina C do limão.

Equilibre sua dieta e ponha o intestino para funcionar, ele é considerado o “segundo cérebro”, pois é produtor de serotonina! Adicione fibras ao dia a dia, tanto fibras solúveis quanto fibras insolúveis.

 

Fonte: M de Mulher

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