logoblog

Lanches saudáveis para inserir na rotina

Ficar um longo período sem comer pode causar diversos efeitos negativos para a saúde: desenvolver qualquer atividade torna-se difícil, além de atrapalhar o raciocínio e resultar em queima de massa magra.

A falta de alimentação durante muitas horas pode inclusive desencadear crises de enxaqueca.

Comer lanches entre as refeições principais é essencial para manter o metabolismo funcionando e ativo, além de manter a glicose em níveis ideais.

E é justamente por isso que para manter esse ritmo de alimentação é necessário inserir na dieta algumas opções de lanches saudáveis entre as refeições.

Pensando nisso, separamos algumas dicas relevantes.

Continue a leitura!

A importância de reduzir o intervalo entre as refeições

Alguma vez você já deixou de comer pelo simples fato de ter se esquecido?

Por mais que essa afirmação possa parecer estranha, ela é bastante comum.

A quantidade de compromissos e tarefas diárias são tantas que caso a rotina não seja bem planejada, é bem possível que a alimentação seja esquecida.

Contudo, essa atitude pode ser extremamente prejudicial, principalmente porque mesmo que não se sinta fome, o nosso corpo demanda uma certa periodicidade de alimentação.

Quando nos organizamos para não pular refeições ou ficar longos períodos sem nos alimentar, evitamos:

  • O acúmulo de gordura: quando ficamos muito tempo sem comer nada, o cérebro pensa que estamos passando fome e, para evitar que o corpo fique sem energia, quando voltamos a nos alimentar, o organismo aumenta o acúmulo de gordura como uma forma de guardar energia para quando precisar mais tarde;
  • Controle de apetite: quando fazemos as refeições na quantidade e nos horários certos, a sensação de saciedade é prolongada e isso evita a digestão de grandes quantidades de comida no almoço e jantar, ajudando, assim, na perda de peso;
  • Mantemos os níveis de energia estáveis: isso porque nossa energia vem dos alimentos. Assim, pessoas que passam longos períodos sem se alimentar acabam ficando sem energia e apresentando sintomas como cansaço e fraqueza para realizar simples atividades do dia-a-dia;
  • Evitamos picos de glicemia (açúcar no sangue) e insulinemia, regulando, assim, os níveis de glicemia;
  • Asseguramos o metabolismo ativo: a presença de alimentos ativa nosso metabolismo, aumentando o gasto calórico, diferentemente de quando passamos longos períodos sem comer, pois o metabolismo fica mais lento.

Mas quais lanches são considerados saudáveis?

Agora que já explicamos como é essencial não ficar muitas horas sem comer, mas é claro, respeitando o seu metabolismo que é único, você deve estar se questionando sobre quais são as melhores opções de lanches para consumir no seu dia-a-dia.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento divulgado pelo Ministério da Saúde e criado por uma equipe de profissionais da saúde, o que diz respeito a alimentação fora das refeições principais é:

Frutas frescas ou secas são excelentes alternativas, bem como leite, iogurte natural e castanhas ou nozes, na medida em que são alimentos com alto teor de nutrientes e grande poder de saciedade, além de serem práticos para transportar e consumir.

As possibilidades incluem:

  • Iogurte com frutas;
  • Castanhas;
  • Leite batido com frutas;
  • Salada de frutas.

O guia reforça ainda que: “é muito importante planejar o que será consumido nas pequenas refeições, sobretudo quando se está fora de casa, por exemplo, no trabalho ou na escola. Para evitar que, por falta de opções, você tenha que consumir alimentos ultraprocessados, traga de casa frutas frescas ou secas, ou outros alimentos in natura, ou minimamente processados, ou uma preparação culinária que você aprecie.

Aqui, na Congelados da Sônia, você também encontrará algumas possibilidades de lanches saudáveis:

  • Brioche de Presunto e Queijo Sem Glúten;
  • Cheeseburger de Carne Cetogênico;
  • Pão Low Carb;
  • Queijadinha Low Carb;
  • Sanduba de Atum Cetogênico.

Entenda a importância de comer entre as refeições e saiba quais opções de lanches são saudáveis para inserir no seu dia-a-dia.
Acesse o site para conhecer outros lanches!

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta