
Categorias:
2 julho, 2013
Lactose: qual é o problema com ela?
Para quem acredita que lactose é puramente sinônimo de leite, está na hora de entender melhor sobre o assunto, fundamental para a sua saúde e bem estar.
A lactose é o açúcar encontrado no leite de origem animal, seus derivados (queijos, requeijão, manteiga, iogurte) e o que for preparado com eles, ou seja, bolos, biscoitos, leite condensado, creme de leite e uma infinidade de produtos diferentes.
É muito comum ouvirmos falar sobre “alergia à lactose”, mas acredite: a lactose nunca será a causadora de alergias! Quando falamos em alergia alimentar, são as proteínas do leite as principais causadoras de processos alérgicos em crianças. Proteína e lactose são substâncias diferentes, e com frequência são confundidas.
O que existe e é bastante comum é a intolerância à lactose. A intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total de digerir a lactose. A deficiência ou ausência da enzima lactase, produzida no intestino delgado para decompor e absorver o açúcar é a causa. Por conta disso, a digestão é dificultada e a lactose chega intacta ao intestino grosso sendo fermentada por bactérias que fabricam gases e ácido lático. Os sintomas mais comuns são náuseas, dor e distensão abdominal, gases e diarréia.
A intolerância à lactose pode ser classificada como leve, moderada e severa. Sendo assim, a ocorrência e intensidade dos sintomas irão variar de pessoa para pessoa. Além disso, há alguns derivados do leite, como alguns tipos de queijos, por exemplo, que possuem teor muito baixo de lactose (quase zero) e são perfeitamente tolerados. São eles: roqueford, camembert, tipo suíço, provolone, gorgonzola, entre outros. Dependendo do grau da intolerância, é possível que iogurtes sejam melhor aceitos que o leite. Porém, a maioria deles contém leite em pó e/ou soro do leite para que a consistência fique mais firme. Cabe à pessoa com intolerância conseguir identificar quais alimentos desencadeiam os sintomas indesejáveis e excluí-los da dieta. Vale também a busca pelas alternativas sem lactose. Atualmente, há uma boa variedade de produtos “lacfree” no mercado.


Notícias relacionadas