Invista em lanches proteicos!
Categorias:

22 agosto, 2019

Invista em lanches proteicos!

A vontade de comer doces tem uma explicação fisiológica. Quando alguém precisa de energia, o corpo “pede açúcar”, que consumido através dos carboidratos é a principal fonte de energia do cérebro. O cérebro tem um sistema de recompensa que, quando ativado, produz uma sensação de prazer.

O doce funciona como uma espécie de gatilho desse sistema. Isso ocorre porque ela mexe com neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, ligados à sensação de bem-estar. Tanto o açúcar dos doces, quanto o dos carboidratos (como massas, pães e biscoitos) têm esse efeito.

O consumo de lanches proteicos a noite é sugerido como uma estratégia nutricional para aumentar a saciedade. Alguns estudos sugerem que o consumo de aminoácidos (ofertados ao organismo pelas proteínas) regula hormônios anorexígenos – como Peptídeo YY, Peptídeo semelhante ao glucagon 1 (GLP-1) e colecistocinina (CCK)- suprimindo reações cerebrais que estão atreladas ao aumento do apetite. Os alimentos ricos em proteínas aumenta o tempo de esvaziamento gástrico e com isso promove a saciedade.

É imprescindível manter uma dieta equilibrada para ter sucesso na compulsão por doces. Uma dieta equilibrada e com alimentos ricos em triptofano (um aminoácido que atua na produção de serotonina) ajudará neste sentido. A deficiência de serotonina no organismo pode trazer alterações no sono, no humor e aumentar a vontade de comer carboidratos. Alimentos que são ricos em triptofano, como por exemplo, carnes, ovos, leite, banana ajudarão na saciedade!

Veja aqui um vídeo da Dra. Silvia Bretz sobre lanches proteicos, no canal Angela Vieira Oficial

Tem dúvidas? Converse com seu nutricionista!

Referências deste conteúdo:
https://www.vponline.com.br/portal/noticia/450/como-o-consumo-de-proteinas-pode-influenciar-sua-saciedade
https://www.einstein.br/noticias/noticia/controlar-vontade-comer-doces
https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/8-alimentos-que-reduzem-a-vontade-de-comer-doces/
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/proteina-aumenta-sensacao-de-saciedade-diz-pesquisa,a2a3ca0591263493748b07c30e95ee44zw1nd4ml.html

Gabriela Marcelino

Mestranda do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos alimentos (IFRJ). Nutricionista formada pelo Instituto Metodista Bennett. Especialista em Gestão da segurança dos alimentos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas pelo Instituto Senai de educação superior.
Formação técnica especial em processamento de frutas e hortaliças pelo Centro de tecnologia de produtos alimentares/Senai. Atualmente nutricionista responsável técnica na Congelados da Sônia.