Categorias:
28 dezembro, 2020
Hormônios da “felicidade”: quais são e como podemos estimulá-los?
Que tal aprendermos um pouco mais sobre os hormônios “da felicidade”? Os quatro principais hormônios que compõem a química do bem-estar são dopamina, ocitocina, serotonina e endorfina.
O nosso organismo não produz nenhum hormônio da “infelicidade”. Isso significa que, quando estamos infelizes, na verdade estamos vivendo a falta desses hormônios.
Então, para mudar esse estado emocional, podemos agir para estimular a produção desses neurotransmissores que são responsáveis pela nossa “química da felicidade”.
Conheça um pouco mais sobre os hormônios essenciais para o nosso bem-estar:
- Dopamina
- Serotonina
- Ocitocina
- Endorfina
Como estimular a produção de endorfina?
A endorfina pode ser liberada durante a pratica de atividades físicas, ao dançar, meditar, rir, fazer sexo e na ingestão de alimentos picantes. Para ativar a endorfina, procure ingerir pimentas como malagueta, caiena e dedo de moça que são ricas em capsaicina. É muito importante ficar atento para que os níveis destes quatro hormônios estejam adequados, pois assim, é possível sentir os efeitos benéficos da “felicidade” que eles nos proporcionam. Muitos desequilíbrios hormonais podem ser tratados adotando um estilo de vida mais saudável, reduzindo assim a necessidade de ingestão de remédios no futuro. Por isso, alimente-se bem e viva melhor! Maria Clara Pinheiro Nutricionista / Doutora em Ciências CRN 08.101.57-9 Tel: 21-99431-5007Notícias relacionadas