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Gorduras: elas fazem bem à saúde e precisam ser consumidas

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Gorduras, o seu corpo precisa delas! A frase parece um absurdo, principalmente para quem precisa emagrecer e ter qualidade de vida, mas nós precisamos sim! Elas são nutrientes essenciais, assim como as proteínas e os carboidratos.

Responsável pelo armazenamento de energia, absorção das vitaminas A, D, E e K, regeneração das células e regulação da fome e dos hormônios, elas devem constituir cerca de 30% a 35% da alimentação diária. Mas, como você deve saber, existem diferentes tipos de gorduras. Algumas são maléficas e outros benéficas. Daí vem a dúvida: quais eu devo consumir?

Para te ajudar nesta questão e acabar de vez com todos estes questionamentos, confira o texto e veja tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Gorduras Insaturadas

Divididas em monoinsaturadas e poli-insaturadas, as gorduras insaturadas indiscutivelmente são as mais saudáveis e benéficas para sua saúde.

As monoinsaturadas ajudam na redução do LDL (colesterol ruim) e auxiliam no controle dos triglicerídeos. Elas também transportam nutrientes para dentro das células.

Já as poli-insaturadas são gorduras que o nosso organismo não consegue produzir e precisam ser adquiridas por meio da alimentação. Elas também auxiliam no controle do colesterol e diminuem a chance de formação de coágulos nas artérias. Faz parte das poli-insaturadas o famoso ômega-3.

Fontes de Gorduras Insaturadas

  • Óleos vegetais (oliva, soja, girassol, canola);
  • Abacate;
  • Ovo;
  • Peixes como sardinha, atum e salmão;
  • Oleaginosas (castanha do Pará, nozes e amêndoas).

Gordura Saturada

Colocada por muitos anos como uma das principais vilãs de uma vida saudável, a gordura saturada também é benéfica para a sua saúde – desde que utilizada e consumida da forma correta.

É verdade que este tipo está associado ao aumento de doenças crônicas e ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares. No entanto, o corpo precisa dela. Por isso, recomenda-se que, nestes 30% a 35% de gorduras que podemos consumir, apenas 10% devem ser da saturada.

Fontes de gorduras saturadas:

  • Manteiga;
  • Queijo;
  • Leite;
  • Bacon;
  • Banha de Porco;
  • Carne vermelha.

Como você viu, não precisa excluir as gorduras do seu cardápio. Muito pelo contrário: elas são cruciais para uma boa saúde. O que precisa ser feito é escolher se alimentar de comidas que são boas fontes de gordura.

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