Glúten na alimentação: eliminar ou não?





A exclusão de um ou mais alimentos da dieta deve ser prescrito pelo profissional nutricionista, sempre baseado em evidências científicas em acordo com o médico que assiste o paciente. A equipe multidisciplinar é a base para o êxito em qualquer tratamento.

A base do tratamento da alergia alimentar é essencialmente nutricional e está apoiada na exclusão dos alergênicos alimentares responsáveis pela reação alérgica com substituição apropriada de outros alimentos adequados.

Quem precisa retirar os alimentos com glúten do cardápio, deve estar atento aos rótulos dos alimentos e no preparo dos mesmos. O maior inimigo neste caso é a contaminação cruzada, por exemplo, fritar um alimento sem glúten num óleo em que foi frito um alimento com glúten. Peça sempre para visitar a cozinha do restaurante.

A eliminação do glúten da dieta só deve acontecer mediante diagnóstico clínico confirmado de doença celíaca, de dermatite herpetiforme, de alergia ao glúten, ou quando, eliminada a hipótese de doença celíaca, haja diagnóstico clínico confirmado de sensibilidade ao glúten (também denominada como intolerância ao glúten–não celíaca).

Veja mais sobre glúten na alimentação no vídeo da Dra. Silvia Bretz, divulgado no canal Angela Vieira Oficial

Em caso de dúvidas converse com seu nutricionista e seu médico.

Conheça nossa linha de pratos sem glúten

Referências deste conteúdo:
crn5.org.br/wp-content/uploads/2013/05/02_23.08.12-PARECER_CRN3_GLUTEN.pdf
www.fenacelbra.com.br/fenacelbra/
www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/aaai_vol_2_n_01_a05__7_.pdf

Gabriela Marcelino

Mestranda do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos alimentos (IFRJ). Nutricionista formada pelo Instituto Metodista Bennett. Especialista em Gestão da segurança dos alimentos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas pelo Instituto Senai de educação superior.
Formação técnica especial em processamento de frutas e hortaliças pelo Centro de tecnologia de produtos alimentares/Senai. Atualmente nutricionista responsável técnica na Congelados da Sônia.

 


Deixe uma resposta