logoblog

Ghee: conheça a manteiga saudável

Colher de pau com uma porção de ghee
Crédito: Shutterstock

Que manteiga é uma delícia, isso ninguém pode negar. Mas você sabia que existe um jeito mais saudável de consumi-la? É a ghee, uma manteiga obtida por meio do processo de clarificação. E você pode prepará-la em casa!

Como fazer ghee

É só levar ao fogo uma porção de manteiga tradicional sem sal. Ela derreterá e formará uma espuma por cima. Sempre que isso acontecer, retire a espuma. Quando não se formar mais, você irá reparar que embaixo terão surgido cristais: isso é a lactose. Então é só retirar do fogo, esperar esfriar um pouco e coar.

É como fazer uma limpeza na manteiga. Lactose, água, caseína e toxinas são totalmente eliminadas, restando apenas o mais puro óleo dourado. Muito mais nutritivo.

Benefícios da ghee

A ghee pode ser consumida por pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes à lactose. Só cuidado para não exagerar na dose! A ghee é, sim, nutritiva, mas também muito calórica.

A gordura saturada continua toda e, portanto, deve haver moderação no consumo. Ela pode ser usada  para  preparar  alimentos ou ser passada no pãozinho, tudo o que você costuma fazer com a manteiga tradicional.

Mais uma vantagem é que ela tem um ponto de fumaça alto, ou seja, pode ser aquecida a altas temperaturas que não oxida. Além de durar bem mais que a tradicional, podendo ser conservada fora da geladeira. Experimente!

Texto originalmente publicado na primeira edição da revista Spa em Casa

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta