TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Gestação e os cuidados de alimentação

O período de gestação exige muito cuidado quando se trata de alimentação, todos já sabem disso. Uma dieta saudável e balanceada é indispensável para a saúde da grávida e do seu bebê.  Além de fazer bem para o bebê, evitará que a mulher engorde muito e sofra com as consequências do aumento de peso como pressão alta e diabetes gestacional. Outros incômodos também podem ser evitados a partir de uma boa dieta, tornando a gravidez mais confortável para as mamães. São eles: prisão de ventre, azia, refluxo e enjoos.

É importante a grávida ter a consciência que deve consumir todos os grupos alimentares, mas alguns têm que estar todos os dias na dieta (carboidratos, proteínas, gorduras, além de fibras, vitaminas e minerais), enquanto outros devem ser evitados ou até mesmo não consumidos.  Lembrando que se alimentar bem não significa comer por dois, mas sim de modo correto. A gestante deve fazer de seis a oito refeições por dia, dando preferência por alimentos saudáveis e que agreguem nutrientes à sua dieta.

Listamos abaixo os principais grupos alimentares, que beneficiam a gravidez:

 
  • Fibras: são muito importantes porque é muito comum que gestantes sofram com prisão de ventre. Comer muitas hortaliças, frutas frescas e secas e incluir cereais integrais na dieta, são mudanças importantes que devem ser adotadas. O maior consumo de fibras deve ser acompanhado do aumento da ingestão de água.

  • Gorduras: Elas não devem ser excluídas, sim trocada por opções saudáveis como azeite de oliva ou óleo de girassol, deixando de lado as frituras, gorduras trans e saturadas. Peixes como salmão, atum e sardinha, assados ou grelhados, são ótimas opções de proteínas e de possuem gorduras de boa qualidade nutricional.

  • Proteínas: Substituir proteínas gordurosas por versões magras, ou seja, cortes com o mínimo de gordura e sempre preparados de forma a não agregar calorias sem necessidade. Preferir as preparações grelhadas, cozidas ou assadas.

  • Vitaminas: São de suma importância neste momento, e podemos destacar o ácido fólico como uma das mais importantes nesta fase. O ácido fólico ou vitamina B9 está presente na farinha, desde 2002, ele ajuda na redução da incidência de doenças cardíacas, lábio leporino e leucemia e também no fechamento do tubo neural, a estrutura que dá origem ao sistema nervoso central e à medula espinhal. São alimentos fontes desta vitamina, hortaliças verdes, como espinafre, brócolis, couve, feijões, lentilhas e ervilhas secas, frutas cítricas, gérmen de trigo, nozes e pães integrais, ricota e iogurte, alimentos fortificados com ácido fólico. Outra que podemos destacar é vitamina B6, que entre outras funções, pode ajudar a evitar os enjoos característicos da gravidez. Ela está presente na banana, batata com casca, cereais, peixes (salmão e atum) e semente de girassol torrada.

  • Minerais: Entre os minerais podemos destacar o Cálcio e o Ferro. O Cálcio pode ser encontrado no leite e derivados, sardinha, vegetais verdes escuros. É importante para a formação dos ossos e dentes dos bebês. O Ferro é especialmente importante durante a gestação, pois a quantidade de sangue aumenta do seu corpo em até 50%, e ele é essencial na formação da hemoglobina.

             Mas cuidado, o período gestacional não é hora de pensar em restrição alimentar em nome da forma física. Alimentar-se de forma errada pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. A falta de nutrientes pode causar má formação do feto. Além de causar problemas na gestante, como desmaios, tontura e perda de concentração.

As grávidas com excesso de peso devem ter um acompanhamento nutricional individualizado, assim como as que estão abaixo do peso, há aumento do risco de mortalidade infantil.

Portanto não deixe de buscar um especialista nutricional no seu período de gestação.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00