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Dicas saudáveis

Ganhe energia para os dias frios!

O inverno chega definitivamente apenas no próximo dia 21, mas o friozinho já deu as caras em algumas regiões e, com ele, a preguiça também costuma chegar. Nessa época do ano é comum que as pessoas deixem as atividades físicas de lado e fiquem sedentárias, mas a alimentação adequada pode dar aquele ânimo a mais que você tanto precisa para o dia a dia.

Alimentar-se bem antes de qualquer atividade física, seja no inverno ou no verão, é essencial para o bom rendimento e a saúde. A pessoa que costuma a sair do trabalho direto para academia sem ao menos fazer um lanche pode ter problemas como a hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), que provoca tontura e até desmaio.

Para sentir-se bem disposto e não deixar de realizar os exercícios físicos é indicado que antes da atividade física se consuma algum tipo de carboidrato que auxilie a liberação gradativa de energia. Sem o glicogênio (a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem maior dificuldade de queimar gordura. Ou pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível, e aí lá se vai o músculo e a gordura fica.

Os que possuem o hábito de treinar fisicamente devem ter atenção com o intervalo entre a refeição e o treinamento, eles devem priorizar alguns nutrientes e dispensar outros, buscando melhorar o rendimento. Até uma hora e meia antes do treino, coma proteína (ovo, atum, peito de peru), importante para a recuperação e a manutenção dos músculos, e carboidrato (pães e biscoitos integrais e frutas).

Já os que só podem comer uma hora antes do exercício devem ficar apenas com o carboidrato e dispensar a proteína. Caso esse intervalo seja ainda menor (de 40 a 30 minutos) prefira biscoitos e pães refinados, eles ficam menos tempo no estômago e garantem a energia necessária para malhar. A proteína tem uma digestão mais demorada e, ingerida perto da atividade, pode causar mal-estar e atrapalhar o desempenho.

Além dos alimentos que dão energia e disposição, também é importante evitar comer muito de uma só vez, isso mobiliza o esforço do corpo para a digestão. Outra dica é fugir dos alimentos que dificultam o processo digestivo, eles te fazem se sentir pesado, sem a menor vontade de se mexer. Evite o açúcar, leite e derivados na forma integral, refrigerantes, frituras, bolos com recheio e cobertura e sorvetes cremosos.

A última dica para ganhar aquela energia mesmo nos dias frios é a Cafeína. Encontrada em chás (chá verde, mate) café, guaraná, cacau e em alguns refrigerantes, a cafeína afeta quase todos os sistemas do organismo, principalmente o sistema nervoso central (SNC). Se consumida em quantidades moderadas, ela provoca o aumento do estado de vigília, a diminuição da sonolência e alivia a fadiga, mas em altas dosagens causa nervosismo, insônia, tremores e desidratação. Precisando desta forcinha extra, nada de associar a cafeína ao consumo exagerado de açúcar. Adoce seu café ou chá com adoçantes naturais (estévia, por exemplo), prefira o chocolate amargo ou meio amargo e, se for o caso, opte pelo refrigerantes light.

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