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Dicas saudáveis

Exercícios físicos e a boa alimentação

A prática esportiva proporciona diversos benefícios para saúde, entre eles a diminuição do risco de doenças e a redução do estresse e da ansiedade. Mas é importante ressaltar que para aproveitar todas essas vantagens é necessário ter o hábito de se alimentar saudavelmente.

Existem diversos tipos de alimentação indicadas para os atletas, por isso é importante saber qual o resultado você espera da sua atividade física. Caso o objetivo, por exemplo, seja ganhar massa muscular, a gema do ovo possui proteína e a vitamina B12 que ajudam na contração muscular, mas se a sua ideia for reduzir o percentual de gordura, uma das dicas é ingerir peixes, como salmão, sardinha e atum, todos possuem ômega 3 que acelera o metabolismo basal.

Claro que a reeducação alimentar visando à prática esportiva deve ser supervisionada e trabalhada em conjunto por um nutricionista e um profissional da educação física, mas uma orientação comum a qualquer atividade física é jamais iniciar o exercício em jejum. Isso pode provocar tonturas, hipoglicemia, queda da pressão arterial e o próprio rendimento na atividade escolhida não será o esperado.

Para a pessoa que não é necessariamente atleta de alto rendimento, mas tem o hábito de praticar exercícios diários, é indicado o consumo de carboidratos e de uma fonte de proteína para ganhar energia, outra opção é uma porção de cereal integral com leite desnatado ou iogurte light mais uma fruta. Após a atividade, um novo lanche é fundamental para repor os estoques de energia nos músculos e auxiliar na recuperação do organismo.

Quanto aos “atletas” de final de semana, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, pois não usufruem das vantagens da atividade física regular. Eles devem controlar a ingestão calórica, evitar gorduras saturadas, trans, colesterol, sal e o açúcar refinado. É indicado que incluam porções de hortaliças variadas nas refeições, além de comer frutas, privilegiar alimentos ricos em fibras e beber muita água.

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