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Dicas saudáveis

Exemplo, brincadeira e incentivo: palavras-chave para seu filho ter uma alimentação saudável

   

Alimentação Infantil

É desde cedo que se aprende a ter hábitos alimentares saudáveis. Desde cedo mesmo, ainda na barriga da mãe. E então você soma o exemplo de alimentação dos pais, a brincadeira como forma de "convencimento" e o incentivo às atividades que envolvem o preparo da comida e pronto: temos uma criança que se alimenta bem e de forma saudável.

Muitos pais reclamam que seus filhos têm dificuldade na aceitação de alimentos novos e mais saudáveis no cardápio. É importante saber que você não precisa se apavorar. Existe solução! Vamos para o início de tudo. A dieta materna contribui para a formação do paladar do bebê, que entra em contato com aromas e sabores diferentes, através do leite. Assim, as mães precisam se preocupar com o que comem durante o aleitamento. Durante a fase da introdução dos alimentos, é importante priorizar os naturais, sem excesso de sal e açúcar. Dessa forma, a criança vai desenvolver seu paladar através de sabores básicos, ficando muito mais fácil comer tudo quando crescer mais um pouco.

No entanto, não pense que a preocupação com a dieta deve ser somente durante a amamentação. Ela deve continuar sempre, já que a alimentação do filho é reflexo da alimentação dos seus pais. Sim, o exemplo dos pais é essencial para tudo, e não seria diferente com a alimentação. Incentivo é outra palavra que deve estar presente nas ações dos pais todos os dias. Dar tarefas para o seu filho ajudar no preparo da comida faz ele se sentir importante e aprender mais sobre o que está comendo. Fazer com que ele tenha uma responsabilidade também é algo muito legal e que dá resultados positivos. Por exemplo, montar uma hortinha caseira com as crianças e dar a elas a função cuidar, regando as plantinhas todos os dias é uma ideia que faz bem para toda a família. Além de ensinar seu filho a ter responsabilidades, ele vai ver de onde vêm o que ele come e todos terão uma alimentação mais saudável, com produtos feitos em casa!

Funky Food

E você ainda pode fazer mais! Preparar comidas divertidas é uma grande tática para apresentar a variedade de alimentos que existem e fazer os pequenos comerem sem problemas. Use a criatividade para chamar a atenção das crianças, sempre respeitando o momento da refeição. Nos Estados Unidos, existe o conceito de Funky Food, que já vem sendo difundido pelo mundo. Nada mais é do que montar pratos que dão origem à rostos, figuras e desenhos que irão encantar os pequenos. A ideia não é esconder a comida e sim apresentar os alimentos de maneira diferente da convencional. Monte sempre um prato muito colorido e com diferentes grupos alimentares para ter uma refeição equilibrada. Depois é só chamar as crianças! Veja algumas dicas que podem te ajudar ainda mais nessa tarefa: 1. Uma boa conversa sempre resolve - explique que os verdinhos fazem com que elas fiquem mais fortes. 2. Envolva a criança no mundo dos alimentos, convidando a acompanhar as compras, o preparo e dando tarefas a ela. 3. Faça apresentações diferentes e criativas dos alimentos, montando pratos com bichinhos e outras figuras que a criança goste. 4. Experimentar um alimento novo por semana pode ser um trato de vocês. 5. Não ceda. Se a criança não quiser comer o que você está oferecendo, espere até a próxima refeição para oferecer algo novo. 6. Limite é importante, mas sem exageros! Estabeleça um dia por semana para doces e alimentos gordurosos. 7. Utilize outras formas de preparar o mesmo alimento. Se criança não quer cenoura cozida, faça um bolo de cenoura. 8.  Evite oferecer porções grandes demais. Essa atitude pode gerar frustração na criança se ela não comer tudo.

Alimentação Infantil

Fontes: Revista Viva Saúde | Site Alelo Comer Bem é Tudo de Bom Links: http://bit.ly/1pErllT | http://bit.ly/1pEruWy  
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