TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Notícias

Evite a pressão alta com alimentação saudável

pressão alta  

Você sabia que um em cada quatro brasileiros tem hipertensão? É o que mostra uma pesquisa de 2015. Praticamente sem sintomas, a pressão alta, como é conhecida, acontece quando a pressão sanguínea aumenta muito nas artérias. Além do uso de medicamentos, é possível controlar e até prevenir a doença com bons hábitos; como ter uma alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de sódio e praticar exercícios regularmente.

O maior vilão é o sal. Ele retém líquidos no organismo e isso aumenta a pressão arterial. A mesma pesquisa mostrou que 70% da população ingere sódio em excesso. Enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de menos de 5 gramas por dia, o brasileiro consome 12 gramas - mais que o dobro sugerido, segundo o Ministério da Saúde.

Uma boa dica para controlar o sal é tirar o saleiro da mesa e, claro, colocar menos na hora do preparo. Que tal substituí-lo por um mix de ervas? Salsinha, alecrim, manjericão e orégano dão um gostinho especial aos pratos e ajudam a suprir a necessidade do sal. Dá até para colocar estes temperos em um saleiro.

E fique atento a diversidade dos sais que são vendidos atualmente. Nenhum deles possui menor teor de sódio, exceto o sal light.

Outro fator importante é que o sal é adicionado de Iodo, um micronutriente vital para o bom funcionamento da glândula tireoide. Se você precisar reduzir ou cortar, o sal, procure um nutricionista para orientá-lo como obter o Iodo através de outras fontes de alimentação. Algumas marcas importadas não atendem esta regulamentação do Ministério da Saúde.

Alimentos contra pressão alta

Além do controle de ingestão de sal, existem ainda alguns alimentos que ajudam a controlar a pressão. Amêndoas e nozes, por exemplo, são fontes de magnésio e facilitam a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue. O mesmo efeito é atribuído a alimentos que têm ômega 3, como salmão, atum, linhaça, chia e azeite. Esse tipo de gordura boa aumenta os vasos sanguíneos e dificulta a síntese que faz os vasos contraírem. Os cereais integrais também previnem não só a pressão alta, mas ajudam a reduzir o risco de diabetes e câncer. A razão é a mesma das amêndoas e nozes: a presença do magnésio. Outro nutriente de combate a hipertensão é o potássio, que aumenta a circulação do sangue e a pressão arterial. Por isso, alimentos como banana, cenoura, inhame, feijão preto, abóbora e espinafre eliminam o sódio do organismo. Agora que você já sabe quais alimentos inserir na alimentação para se prevenir da hipertensão, acesse nosso site e conheça nossos kits e refeições! Também continue nos acompanhando no Facebook e no Instagram. Salvar Salvar
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Clipping Ceia de Natal Light

  A Congelados da Sônia apareceu no site da Revista Veja Rio, na matéria " Ceia de Natal Light" com destaque para o Tender Festivo da chef Lê Carpê.

Leia mais

Congelados da Sônia no site Seu Corpo Perfeito e mais

A Congelados da Sônia é sempre notícia em sites e blogs sobre saúde, bem-estar e alimentação saudável. Neste mês, as nossas dicas para curtir o Carnava

Leia mais

Mitos sobre comida congelada e outras notícias da Congelados da Sônia

Você já deve ter ouvido falar que refeições congeladas não têm sabor, que são inimigas da dieta e t&eci

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00