TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Evite o consumo de sucos e bebidas açucaradas

A ingestão de sucos e bebidas açucaradas, muitas vezes, é incentivada desde a infância. Esse hábito deve ser desestimulado. Em 2017, a Academia Americana de Pediatria contraindicou o suco (mesmo natural) até o primeiro ano de vida a fim de frear esse consumo. A partir dessa idade, ele ainda deve ser evitado e quando consumido num volume restrito. Mas por que o suco, mesmo da fruta, faria mal? Na verdade, o problema é quando isso vira um hábito diário. O ideal é incentivarmos as crianças a comerem a fruta in natura, na sua forma original.

Quando processamos/liquidificamos esse alimento, concentramos o seu açúcar próprio e propiciamos um aumento mais rápido da glicemia. Isso superestimula a produção de insulina (hormônio), podendo levar a Obesidade e a Diabetes. Além disso, perdemos nutrientes e fibras, tão importantes para a função intestinal e saúde da criança. Claro, o suco natural - SEM ADIÇÃO de açúcar refinado - será sempre a melhor opção quando comparado ao suco artificial (pó e caixinha). O suco artificial, além de ser riquíssimo em açúcar, também é cheio de corantes e conservantes. Quando não tiver jeito, leia sempre o rótulo! MENOS É MAIS!

A lista de ingredientes não deve conter açúcar e nenhum nome desconhecido. Uma bebida saudável que pode ser consumida pelas crianças e pode ser incentivada como componente da lancheira escolar é a água de coco. A família pode comprar o coco e abrir para retirar a água ou deve – assim como o suco artificial – ler o rótulo das prontas. Já existe no mercado, marcas cuja lista de ingredientes só tem ÁGUA DE COCO e cuja conservação é o congelamento, sem aditivos. De uma maneira geral, priorize os alimentos in natura e minimamente processados. Quando tiver que consumir alguma bebida processada, leia a embalagem e escolha as marcas com menor lista de ingredientes e com nomes conhecidos.

Gostaram das dicas? Priscila La Marca Pedrosa Nutricionista NutriPed

Priscilla
Nutricionista pela UFRJ
Especialização em Nutrição Clínica em Pediatria pelo HUPE/UERJ
Pós-Graduação em Nutrição em Pediatria pela Estácio
Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP

Anna Carolina
Nutricionista pela UFRJ
Especialização em Nutrição Clínica em Pediatria pelo HUPE/UERJ
Pós-Graduação em Nutrição Materno Infantil pelo NutMed

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00